domingo, 15 de maio de 2011

A Oeste nada de novo com Sá a vencer

Como se antevia, Vítor Sá voltou a ganhar no Campeonato da Madeira de Ralis, desta feita, na Calheta, mas com uma grande oposição por parte do campeão de 2010. O piloto da “Sá Competições” terminou com 8,9 segundos de avanço para Miguel Nunes, sendo que este último foi o responsável por ter ganho - pela 1.ª vez em 2011 - uma classificativa ao Peugeot 207 S2000.
Com efeito, depois das sete “especiais” ganhas no Porto Santo, de oito em São Vicente e mais cinco na Calheta, ontem, em Ponta do Pargo 1 (6.ª classificativa), a equipa do Mitsubishi Lancer Evo X fez melhor “crono” que o líder do Campeonato - menos 2,7 segundos do que Sá - e deixou tudo em aberto para a ponta final do Rali. Só que a dupla do Peugeot venceu as restantes duas classificativas e segurou mais um (esperado) triunfo absoluto.

Miguel Nunes imparável no Agrupamento de Produção
Antes, Nunes já havia ameaçado, com diferenças de 0,6, 1,0 e 1,2 segundos para Sá nas três últimas classificativas de sexta-feira, na Calheta, mostrando um andamento muito rápido e destacando-se da restante “armada” Mitsubishi. Aliás, Miguel teve como grande opositor, no Agrupamento de Produção, o seu irmão António, que completou (uma vez mais) no último lugar do pódio - 3.º classificado. No final, Miguel e António ficaram separados por pouco mais de 40 segundos. Desta “guerra” saiu cedo de cena, João Magalhães - desistência por avaria mecânica, na sexta-feira - enquanto que Filipe Freitas e Duarte Ramos lutaram, intensamente, pela 4.ª posição à geral e 3.ª da Produção. Mesmo com problemas na electrónica/alimentação do Mutsubishi, Filipe levou a melhor sobre Duarte, separados por escassos 4,2 segundos após as oito classificativas da prova. Na estreia em provas 2011 - e com pouco ou nenhum tempo para testar o Evolution X - Rui Pinto fez uma prova calma e segura, terminando a 50 segundos exactos de Duarte Ramos, na 7.ª posição.

Filipe Pires soma e segue no “Rafael Costa”
À sua frente (6.º), ficou o vencedor na categoria S1600, Luís Serrado, que beneficiou da desistência, ontem, por avaria de Filipe Carvalho. Com o pequeno (mas veloz) Citroën C2, Filipe Pires voltou a somar novo triunfo (três em três provas) no Troféu Eng.º Rafael Costa. Desta feita, o piloto apoiado pelo JORNAL da MADEIRA, teve de contar com a (forte) oposição do regressado André Silva, pilotos que ficaram separados por escassos 1,6 segundos, com vantagem para Pires, que passa a ser, também, líder das viaturas até 1600cc, dado o abandono ontem de Filipe Carvalho.1
A fechar o “top-10”, a sempre regular Isabel Ramos, navegada por Rubina Gonçalves, em Renault Clio R3, que triunfarem entre as senhoras, já que Ana Sofia Correia/Rui Rodrigues (Citroën C2 R2) abandonaram na parte final do Rali da Calheta. Finalizaram, ainda, Dinarte Baptista, em Citroën C2, na 11.ª posição, Bruno Fernandes, em Toyota Yaris, no 12.º posto, e por fim Paulo Teixeiram, em Citroën Saxo, no 13.º lugar.

Francisco Tavares ganha “Open”
Sem grandes dificuldades, Francisco Tavares, em Toyota Corolla 1600, venceu o Campeonato Open do Rali da Calheta. Numa prova em que se registaram as desistências de Emanuel Martins e de Agostinho Bettencourt (ambos em Opel Corsa B GSI) , “Xico” triunfou com mais de um minuto de avanço para Gabriel Fernandes, em Citroën AX Sport, que ainda assim é o líder do Campeonato, após três provas. Rúben Sardinha (Toyota Corolla) foi 3.º classificado e Nélio Velosa (Toyota Starle) o 4.º.

Balanço final e... organização
Feitas as contas, na Calheta, terminaram 17 pilotos - 13 no Absoluto e quatro no Open - não entraram, em relação à lista inicial, seis equipas, e verificaram-se sete abandonos. Uma palavra ainda para a excelente organização a cargo do Club Sports da Madeira, que mesmo com as dificuldades, sobretudo ontem, com o nevoeiro e chuva - soube estar à altura e merece nota claramente elevada.

Miguel Nunes/Victor Calado satisfeitos com andamento
Miguel Nunes - «Lutámos até ao fim pela vitória. Andámos sempre muito rápido e é muito bom ficarmos a pouca distância do Sá». Victor Calado - «Foi uma prova bastante boa para nós e correu-nos bem, sem qualquer problema. É bastante bom termos chegado ao fim, com pouca diferença para o vencedor. Ainda chegámos a sonhar com a vitória, após a passagem pela Ponta do Pargo. Contudo, a nossa ambição é lutar pelo 1.º lugar da Produção e amealhar mais pontos para o Campeonato».

Parabéns à “Sá Competições”
Vítor Sá - «Estamos todos de parabéns. Foi um rali disputado até ao troço decisivo, até porque os Grupo N estão mais competitivos. À excepção da classificativa da Ponta do Pargo estivemos muito bem, numa prova que é favorável aos Grupo N e estes se mostram mais competitivos. Merecemos os louros da vitória. Nos últimos quatro quilómetros tivemos muito sangue frio, porque o Miguel andou sempre nos limites. Parabéns a toda a equipa da “Sá Competições”». Pedro Calado - «Foi uma prova bastante mais difícil do que esperávamos. O nevoeiro e a chuva vieram baralhar as contas, mas estivemos bem, muito atentos e arriscámos onde podíamos. Foi um rali muito positivo para a nossa equipa, porque ganhámos e porque tivemos calma e ponderação nos momentos certos. Vamos manter, no futuro, a mesma postura, sempre com o pensamento na vitória».

Filipe Pires: «Ainda estou nas nuvens...»
Filipe Pires, vencedor do “Eng.º Rafael Costa” - «Foi brilhante. Estivemos muito bem e, claro, a equipa está de parabéns. Na recta final tivémos de andar um pouco mais e acima dos limites. Foi a 3.ª vitória da temporada, pelo que o balanço é fantástico. Ainda estou nas nuvens com mais esta vitória. Há coisas a rever no carro, sobretudo a suspensão traseira. De resto o carro está óptimo, pois somamos três vitórias em três ralis».

António Nunes e Filipe Freitas comentam prova
António Nunes - «A prova correu-nos bem e estamos satisfeitos. Sentimos algumas dificuldades com o nevoeiro na Santa e aí o Miguel Nunes atacou e distanciou-se. Não arriscámos e ficámos mais longe do 2.º lugar». Filipe Freitas - «Foi um Rali complicado. O carro começou a falhar e deu-nos alguns problemas. Penso que tem a ver com a electrónica/alimentação do carro, mas ainda não temos a certeza. Temos de ver o que se passa para o próximo rali, mas indiscutivelmente o Miguel Nunes esteve nos limites e mereceu ganhar».

Classificação
CAMPEONATO ABSOLUTO

1.º Vítor Sá/Pedro Calado (Peugeot 207 S2000) 32.05,2 min.
2.º Miguel Nunes/Victor Calado (Mitsubishi Lancer Evo X) a 8,9 seg.
3.º António Nunes/Roberto Castro (Mitsubishi Lancer Evo X) a 50,3
4.º Filipe Freitas/Daniel Figueiroa (Mitsubishi Lancer Evo X) a 1.16,0 min.
5.º Duarte Ramos/Luís Ramos (Mitsubishi Lancer Evo IX) a 1.20,2
6.º Luís Serrado/Johnny Santos (Peugeot 206 S1600) a 1.45,2
7.º Rui Pinto/Luís Faria (Mitsubishi lancer Evo X) a 2.10,2
8.º Filipe Pires/António Sousa (Citroën C2) a 2.53,1
9.º André Silva/Jorge Gonçalves (Citroën C2) a 2.54,7
10.º Isabel Ramos/Rubina Gonçalves (Renault Clio R3) a 3.29,9
11.º Dinarte Baptista/Paulo Ferreira (Citroën C2) a 4.21,8
12.º Bruno Fernandes/Mauro Sousa (Toyota Yaris) a 5.37,8
13.º Paulo Teixeira/Cristiano Teixeira (Citroën Saxo) a 10.20,5

CAMPEONATO OPEN
1.º Francisco Tavares/Duarte Coelho (Toyota Corolla 1600) 37.01,0 min.
2.º Gabriel Fernandes/Valter Serrão (Citroën AX Sport) a 1.04,9 min.
3.º Rúben Sardinha/Nuno Nóbrega (Toyota Corolla) a 2.47,1
4.º Nélio Velosa/Ricardo Ferreira (Toyota Starlet) a 3.32,3

DESISTÊNCIAS
Emanuel Martins/Nélio Camacho (Opel Corsa B GSI), PE8, Avaria Mecânica
Ana Sofia Correia/Rui Rodrigues (Citroën C2 R2), Ch8, Avaria Mecânica
Filipe Carvalho/João Paulo (Peugeot 206 S1600), Ch8, Avaria Mecânica
Agostinho Bettencourt/Mário Silva (Opel Corsa B GSI), Ch7, Avaria Mecânica
João Magalhães/Jorge Pereira (Mitsubishi Lancer Evo X), Ch4, Avaria Mecânica
Wilson Aguiar/José Camacho (Citroën C2), Ch4, Avaria Mecânica
Filipe Bettencourt/Cora Teixeira (Citroën Saxo), PE2, Avaria Mecânica

NÃO ENTRARAM
Décio Aguiar/Deodato Freitas (Citroën C2)
Pedro Diogo/António Gonçalves (Toyota Yaris)
Gonçalo Freitas/Énio Andrade (Toyota Yaris)
Samir Sousa/Hugo Magalhães (Nissan Sunny Gti R)
Marco Klenk/Bruna Espírito Santo (Peugeot 205)
Emídio Gouveia/João Gomes (Fiat Cinquecento)

Fonte:
Jornal da Madeira/ Vasco Sousa

Sem comentários: