sexta-feira, 13 de maio de 2011

Rali da Calheta - “Assalto” à zona Oeste



Quem será o primeiro piloto a “destronar” Vítor Sá? Esta a grande incógnita no Campeonato da Madeira “Coral” de Ralis que continua, hoje e amanhã, com o 4.º capítulo, na estradas da zona Oeste da ilha, neste caso às da Calheta. O piloto da “Sá Competições” venceu - de forma inequívoca - as duas primeiras provas da época (o Rali Porto Santo Line e o Rali Município de São Vicente) e volta a ser o grande (prinicipal e único) candidato ao lugar mais alto do pódio.
Em 15 classificativas disputadas este ano - sete na “ilha dourada” e oito na costa Norte - a equipa do Peugeot 207 S2000 venceu-as todas, ou seja, até agora nenhuma outra dupla conseguiu ser mais rápida numa “especial”. Números que atestam a supremacia e diferença de potência entre Vítor Sá e a demais concorrência.
Embora a luta pelo triunfo nas diversas provas do Campeonato esteja, este ano, reduzida, mantém-se a expectativa de saber quem será o primeiro piloto a realizar melhor “crono” que a dupla do “leão” e se a mecânica do Peugeot manter-se-á ao longo de toda a temporada, pois só um “azar” (leia-se problema mecânico ou abandono) permitirá a outras equipas chegarem - em condições normais - ao lugar mais alto do pódio. De resto, candidatos não faltam para uma “briga” pelo 2.º lugar, liderados pela “armada” Mitsubishi. Na Calheta, por exemplo, são cinco os Evolution X e um IX, a que se juntam dois Peugeot 206 S1600. Lutas a seguir, a par e passo, nas quatro classificativas de hoje e em outras tantas no dia de amanhã.
Quatro estreias...
Depois de 15 equipas no Porto Santo Line (12 para o Campeonato Absoluto e apenas três no Open) e de 25 em São Vicente (15 no Absoluto e 10 no Open), a 3.ª prova do Campeonato da Madeira "Coral" de Ralis - hoje e amanhã na Calheta - apresenta uma lista de 30 viaturas inscritas (21 no Absoluto e nove no Open). Em termos de grandes novidades, a zona Oeste da ilha marca a estreia em 2011 de Rui Pinto (em Mitsubishi lancer Evo X), de Luís Serrado (em Peugeot 206), de Décio Aguiar (em Citroën C2) e de Wilson Aguiar (também em Citroën C2), que “faltaram” às duas primeiras provas da temporada.
... e dois regressos
Por seu lado, João Magalhães, após a ausência (forçada) em São Vicente voltar a levar o Mitsubishi Lancer Evolution X às estradas da Calheta. O mesmo acontece com André Silva (Citroën C2). Já Rui Cristóvão (Citroën AX Sport) e Miguel Gouveia (Toyota Starlet), que estiveram presentes na última prova, desta feita não marcam presença na 3.ª prova do Campeonato.

Out-siders” e outros motivos de interesse
Vencedor das duas primeiras provas do ano, Vitor Sá volta a encabeçar a lista de favoritos para vencer o Rali da Calheta.
A prova do Club Sports da Madeira arranca na sexta-feira à noite com quatro classificativas, disputando-se as quatro restantes no sábado à tarde. Depois de vencer as duas primeiras provas, o piloto da “Sá Competições” surge, novamente, como o piloto a “bater.
Ao volante do Peugeot 207 S2000, único da classe a correr em território português, Sá volta a ter alguns adversários à espreita.
São os casos de António Nunes, Duarte Ramos, Filipe Freitas ou Miguel Nunes são os principais adversários, mas há que contar ainda com João Magalhães e Rui Pinto, todos em Mitsubishi.
Em relação aos carros 1600cc, Filipe Carvalho está na frente com dois triunfos, mas tem que contar com a regularidade de Filipe Pires, também ele com ambições de chegar ao topo.
Quando ao Campeonato Open, dois nomes destacam-se dos demais. São os casos de Gabriel Fernandes e de Francisco Tavares, que já venceram este ano, quer no Porto Santo quer em São Vicente, numa competição onde há que contar com outros “candidatos”, numa lista que integra nove viaturas.
Pilotos e máquinas realizam 57,56 quilómetros ao cronómetro
Oito classificativas em dois dias de prova
Paul do Mar (quatro vezes), Vila da calheta (duas) e Ponta do Pargo (duas) constituem as oito classificativas (Provas Especiais - PE) do Rali da Calheta, que este ano cumpre a 7.ª edição. Hoje, na a secção terá apenas 18 quilómetros que esperam os organizados «muito competitivos e espectaculares». Quatro classificativas e dois troços - Paul do Mar (com 6,63 km) e Vila da Calheta (2,38 km) - que serão, por assim dizer, o “aperitivo” para o dia mais desgastante previsto para amanhã, onde a quilometragem é maior. Da “superespecial” de abertura que marcou as últimas edições - Vila da Calheta -, entendeu o Club Sports da Madeira realizar quatro classificativas curtas e rápidas, de modo a deliciar os milhares de amantes do desprto automóvel madeirense que vão, por certo, se deslocar hoje e amanhã às estradas da zona Oeste da ilha. Pilotos e máquinas que vão, hoje, para a estrada ao final da tarde, cumprindo a 1.ª “especial” do dia às 20h04 e a última (a 4.ª do Rali) às 21h34, ou seja já ao princípio da noite. As (duas) passagens pelo centro da Vila, nos pouco mais de dois quilómetros de extensão, são mesmo para o espectáculo, com as diferenças a serem mínimas entre a “caravana” que cumpre este primeiro dia de prova. Mais longa, e proventura decisiva, a etapa de amanhã volta a contemplar uma dupla passagem pelo Paul do Mar, nos seus 6,63 quilómetros de extensão, com o “pelotão” a fazer duas vezes a classificativa da Ponta do Pargo, com os seus 13,14 mil metros, que no caso da 8.ª e última “especial” será determinante para apurar a classificação final. A consagração do(s) vencedor(es) e respectivo(s) pódio(s) final(is) acontece pelas 18h31 no Porto de Recreio da Calheta, com o parque fechado do Rali a funcionar no Auto Silo local, com última entrada às 18h42. Ainda hoje à tarde têm lugar as verificações documentais (Hotel “Calheta Beach”) e técnicas (Auto Silo), antes da publicação oficial da lista de concorrentes admitidos à partida (prevista para as 17h45). Depois a partida do Rali da Calheta acontece hoje às 19h25 para o n.º 1 de porta e o final acontece pelas 22h27. Em termos de parques de assistência estão previstos os seguintes - Hoje: 19h40 (A - Tipo II) e 21h45 (B - Tipo I). Amanhã: 14h15 (C - Tipo II) e 17h31 (D - Tipo I).

FICHA TÉCNICA
Percurso Total (km) da Prova: 228,83
Número de Provas Especiais: 8 (oito)
Total (km) das Provas Especiais: 57,56
Número de Secções: 2 (duas)
Número de Etapas: 1 (uma)
Tipos de piso por Etapa e Provas Especiais: Asfalto
PARQUE FECHADO - Auto Silo Porto de Recreio
PÓDIO - Porto de Recreio da Calheta.


CLASSIFICATIVAS PARA HOJE
Partida: 19h25
1.ª PE
“AFA”/Paul do Mar 1 - 6,63 km - às 20h05
2.ª PE
Vila da Calheta 1 - 2,38 km - às 20h38
3.ª PE
“AFA”/Paul do Mar 2 - 6,63 km - às 21h01
4.ª PE
Vila da Calheta 2 - 2,38 km - às 21h34

Final: 22h27.

CLASSIFICATIVAS PARA AMANHÃ
Partida: 14h00
5.ª PE
“AFA”/Paul do Mar 3 - 6,63 km - às 14h40
6.ª PE
“Coral”/Ponta do Pargo 1 - 13,14 km - às 15h04
7.ª PE
“AFA”/Paul do Mar 4 - 6,63 km - às 15h57
8.ª PE
“Coral”/Ponta do Pargo 2 - 13,14 km - às 16h21.
Pódio final - 18h31 (Porto de Recreio).
Final da prova - 18h42.
Fonte: Jornal da Madeira
Notas:
1- Por motivos de ordem técnica, o Blogger, esteve temporariamente em manutenção, logo só agora foi possível colocar este post.

2- Por motivos de saúde não posso acompanhar a evolução do Rali da Calheta.

Sem comentários: