sábado, 14 de maio de 2011

Sá entrou com tudo e já tem o rali na “mão”

Foram seis as equipas que não marcaram presença nas habituais Verificações Técnicas e Documentais. Décio Aguiar, Pedro Diogo , Gonçalo Freitas, Samir Sousa, Marco Klenk, Emídio Gouveia. Já com a prova na estrada a devido a problemas mecânicos ficaram pelo caminho Filipe Bettencourt, Wilson Aguiar e ainda João Magalhães, todos devido a avaria mecânica nas respectivas viaturas.


Vítor Sá / Pedro Calado a bordo de um Peugeot 207 S2000 estão na liderança do VII Rali da Calheta que está na estrada desde o noite de ontem.
A dupla da Sá Competições venceu todas as pec’s realizadas até agora e está já a 06:04 dos segundos classificados do rali, pelo que, o dia de hoje já terá poucos motivos de interesse para além dos habituais e que se prendem com o Agrupamento de Produção, nomeadamente a luta entre a “armada” Mitsubishi Lancer EVO X.
No mais a história da prova conta-se em poucas palavras. A dupla da Sá Competições entrou a toda a força e logo na primeira especial do dia, com apenas 6,63 km de extensão, conseguiu uma vantagem de 3 segundos para Miguel Nunes / Vítor Calado, em Mitsubishi Lancer EVO X que havia de concluir a prova na segunda posição. Esta primeira pec também ficou marcada pela intensa luta em termos de Agrupamento N, já que os principais candidatos da Produção, entre eles Miguel Nunes, António Nunes e Filipe Freitas rodaram praticamente no mesmo segundo, com os tempos de 04:01:07, 04:02:00 e 04:02:08, respectivamente. João Magalhães teve um arranque menos bom e nesta pec fez apenas o quinto tempo (04:06:02), acabando por desistir à posteriori com problemas mecânicos.
Adivinhava-se pois, uma luta intensa nas restantes pec’s.
Vítor Sá volta a mostrar as “garras” na segunda prova especial do dia e consegue nova vitória aumentando a distância para Miguel Nunes em mais um segundo. Paulatinamente a equipa da Sá Competições, ainda que jogando pelo seguro, vai consolidando a liderança e aumentando distâncias para os demais, sendo que, hoje o piloto do Peugoet 207 S2000, vai certamente limitar-se a gerir o rali como bem lhe apetece. O tempo total da dupla da Sá Competições é de 10:54:09 para a concorrência mais directa e certamente que a dupla do Peugoet 207 S2000 quer preservá-la ou mesmo aumentá-la.
De resto, e tal como se previa, luta apenas havia em termos de Produção e essa era cada vez mais intensa, mas com Miguel Nunes a conseguir os melhores tempos nestas quatro especiais e por isso a liderar o agrupamento, situação que o piloto vai tentar manter no dia de hoje.
Destaque ainda na luta pelo último lugar do pódio e que deverá prolongar-se pelo dia hoje, entre António Nunes e Filipe Freitas. Ambos os pilotos lutaram taco a taco mas a verdade é que o primeiro acabou por segurar a vantagem, no entanto, está prometido que durante o dia de hoje este será certemente um dos pólos de interesse do rali.
Refira-se que Vítor Sá soma por vitórias os ralis até agora disputados.


Quatro pec’s reservadas para hoje
Depois de realizadas as quatro provas especiais de classificação na noite de ontem, o Rali da Calheta regressa ao início da tarde de hoje à estrada com a realização de mais quatro provas especiais de classificação. Quando o relógio marcar as 14:00 arranca a segunda etapa.
A primeira especial do dia, denominada “AFA”/Paúl do Mar 3, com um total de 6,63 km, quinta do rali, vai para a estrada às 14:40. A sexta prova é a mais longa de todo o rali, é denominada “Coral” / Ponta do Pargo, e tem uma extensão 13,14 km vai para a estrada às 15:04. A sétima prova especial do rali, “AFA” / Paúl do Mar é, nada mais, nada menos do que uma repetição das pec’s 1, 2 e 3. Já a oitava e última prova especial do dia leva os concorrentes de novo à ponta do Pargo, numa extensão total de 13,14 km, numa repetição da 6.ª prova especial de classificação.
O pódio está marcado para as 18:31 no Porto de Recreio da Calheta.

Fonte: Jornal da Madeira

Sem comentários: