sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Lito Garcês passou à disponibilidade

O nosso amigo Lito Garcês, regressou à "vida civil". Este pequena homenagem foi sugerida por Iva Abbiati, à qual associo-me.
Felicidades nesta nova etapa da tua vida....
Foto enviada por Iva Abbiati

Algumas imagens do Pauleirão 2009 (21.08.2009)





Resultados do Pauleirão 2009 (actualizado)



1ª Jornada
Dia 14 Agosto
Domadores 1 - 6 Calhaus
Divinos 4 - 1 Opostos

Dia 15 Agosto
Justiceiros 0 - 0 Cruzados
Ases da Bola 1 - 2 Marés Vivas


2ª Jornada
Dia 16 Agosto
Calhaus 2 - 5 Opostos
Divinos 2 - 1 Marés Vivas


Dia 17 Agosto
Cruzados 2 - 2 Marés Vivas
Ases da Bola 3 - 1 Justiceiros


3ª Jornada
Dia 18 Agosto
Divinos 2 - 1 Calhaus
Domadores 0 - 3 Opostos (Falta comparência)


Dia 19 Agosto
Ases da Bola 2 - 6 Cruzados
Justiceiros 2 - 2 Marés Vivas


Meias Finais
Dia 21 Agosto
Divinos 3 - 7 Marés Vivas
Cruzados 1 - 0 Opostos
Final
Dia 23 Agosto
Marés Vivas VS Cruzados 19:45


Este calendário da prova, fornecido pela organização do Pauleirão 2009, será actualizado ao longo da competição.
Para obter mais e melhor informação sobre o Pauleirão 2009, clique aqui

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Centro Cívico do Paul do Mar será «mais-valia social»


A O presidente da Câmara Municipal da Calheta, Manuel Baeta, apresentou, na manhã de ontem, o projecto do novo Centro Cívico do Paul do Mar aos representantes das colectividades que ali vão ficar sediados e que se mostraram agradados com a sua “nova casa”.
A obra, que é da responsabilidade da autarquia da Calheta, irá custar cerca de um milhão de euros e estará concluída em breve, «faltando apenas que alguns trâmites legais estejam finalizados», afirmou Manuel Baeta. Após a conclusão do projecto, a autarquia avança para a construção do Centro Cívico que, de acordo com o edil, as obras deverão durar seis meses.
O edifício fica localizado junto ao Campo de Futebol do Paul do Mar, cuja renovação se encontra na sua fase final e onde actualmente existe um edifício inacabado.
O Centro Cívico vai integrar um centro de convívio, a Casa do Povo, a Junta de Freguesia e ainda será a sede da banda de música do Paul do Mar. Todas estas entidades passam a ter novas instalações, já que as actuais não têm condições.
Para Manuel Baeta, este é um projecto que irá valorizar a freguesia e vai enriquecer aquela zona em termos paisagísticos, porque fica bem enquadrado com o campo de futebol, numa área muito frequentada pelos munícipes», explicou. Além disso, Manuel Baeta assegura que o edifício «será uma mais-valia em termos sociais, porque além de albergar três instituições públicas terá o lar intergeracional que, quer os mais novos e os mais velhos poderão frequentar», salientou o edil, numa apresentação que decorreu no edifício da autarquia da Calheta.

Novo espaço multimédia
O edifício do Centro Cívico do Paul do Mar terá no rés-do-chão um espaço multimédia, com um café que servirá de apoio ao renovado estádio. Haverá ainda sanitários públicos. Também neste andar, ficará o Centro de Convívio, que se destina aos mais novos e aos mais velhos. Com mais este centro no Paul do Mar, fica a faltar apenas na Fajã da Ovelha para que todo o concelho da Calheta fique coberto com uma rede de centros de convívio. Diariamente, cada centro é frequentado por cerca de 50 utentes. No Paul do Mar, deverá rondar o mesmo número.
No primeiro piso do Centro, cujo projecto foi ontem apresentado, irá funcionar a Casa do Povo, bem como a Junta de Freguesia. No último piso, a banda terá a sua nova casa, já que como explicou Manuel Baeta, presidente da autarquia da Calheta, com as obras no campo de futebol, a banda ficou sem condições para ensaiar. Assim, com o novo edifício aquela filarmónica centenária passará a ter uma sala com cerca de 200 m2 para os seus ensaios.

Fonte: Jornal da Madeira /
Marília Dantas

sábado, 15 de agosto de 2009

O blog do Pauleirão 2009


Para saber toda a actualidade do "Pauleirão 2009", deve visitar o blog oficial da competição.

Campo do Paul até Outubro


"Certamente vai ser inaugurado ainda antes das eleições", assegurou o Secretário Regional do Equipamento Social, Luís Santos Costa depois de ontem visitar as obras do arrelvamento sintético do Campo Municipal do Paul do Mar que sublinhou a prossecução do programa de Governo numa aposta de "fomentar e apoiar o desenvolvimento desportivo".
O projecto de beneficiação de acordo com o governante responde às necessidades da população. A infra-estrutura inclui o redimensionamento da bancada existente de forma a melhorar as condições dos espectadores. Os balneários de apoio serão alvo de reformulação assim como o sistema de iluminação existente e a execução de uma rede de rega. O custo total da obra ascendeu ao milhão de euros.
A partir de Outubro o concelho da Calheta passará a dispor de dois campos de futebol deste género onde especialmente as duas colectividades com a modalidade Estrela da Calheta e Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres podem vir a utilizar estes recintos.
À margem, Luís Santos Costa escusou-se a comentar o embargo de uma obra de um empresário local que fica justamente encostada à bancada. O Secretário disse "ultrapassa o Governo e terá de ser respondida pela Câmara.".
Fonte: Diário
Victor Hugo

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O campo de futebol do Paul do Mar (fotografias actualizadas)





Fotografias captadas no dia 13 de Agosto de 2009.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O campo de futebol do Paul do Mar, já tem relvado sintético





Já teve início, a colocação do relvado sintético no campo de futebol do Paul do Mar.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Os grupos do Pauleirão 2009

(Para visualizar os respectivos grupos, clique sobre a imagem)

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O sorteio do "Pauleirão 2009"




Realizou-se hoje na sede do PSD/Paul do Mar, o sorteio do Pauleirão 2009. A organização da edição 2009 desta importante competição desportiva, é composta pelo Martinho Silva; Telmo Fernandes, Aníbal Balelo e Danny França.
Brevemente haverá novidades, sobre o calendário da prova.

sábado, 8 de agosto de 2009

José Manuel Gonçalves Silva, homenageado no Paul do Mar










A cerimónia de agradecimento ao nosso filho da terra, José Manuel Gonçalves Silva, pelo donativo do equipamento de futebol do Sport Clube Santo Amaro e ainda um agradecimento especial ao nosso escritor pauleiro pelo seu livro “Partir Para Longe”, um livro que fala sobre o nosso Paul do Mar, as nossas tradições e a nossa cultura.
Ficou a promessa que este livro será divulgado e publicado respeitando sempre os desejos do nosso escritor e com o objectivo único de contribuir para o património cultural, da nossa freguesia.
Para comemorar este dia tão significativo para a freguesia, na presença dos familiares, amigos do Sr. José Manuel e população do Paul do Mar, foram entregues ao escritor, a medalha do Municipio da Calheta, o galhardete e chaveiro da Junta de Freguesia, uma placa de comemoração pela Casa do Povo do Paul do Mar e ainda o Martinho Silva, capitão da equipa do Paul do Mar, presenteou uma bandeira muito significativa tanto para o escritor como para a nossa freguesia.

Fonte: Texto e fotografias de Iva Abbiati

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

José Manuel Gonçalves Silva, regressa à sua terra natal


A Associação de Escritores da Madeira recebeu ontem a visita de José Manuel Gonçalves Silva, escritor madeirense natural do Paul do Mar que se encontra emigrado no Panamá desde 1971. Graduado em Master, Navegação de Alto Mar, José Manuel Gonçalves Silva encontrou na escrita uma forma de falar da sua terra natal, pretendendo com as suas obras mostrar às novas gerações a realidade do Paul do Mar há cerca de 40 anos atrás. Da sua autoria, o escritor tem já um livro publicado “Partir para longe” - primeira parte e no prelo mais dez livros que serão brevemente publicados.
Na qualidade de presidente da Associação de Escritores da Madeira, Octaviano Correia mostrou interesse em compilar uma série de obras do autor por forma a que os seus escritos possam ser divulgados na sua terra natal. José Manuel Gonçalves Silva é autor das obras “Poesia Popular”, “Partir para longe”, “Pinceladas do Além”, “A Árvore”, “O Homem e o Mar”, entre outros.
Há vinte anos sem vir à Madeira, o escritor confessou ontem estar «muito contente» por ter regressado à sua terra, admitindo que não vai «esperar outros 20 mais para voltar».
Fonte: Jornal da Madeira/Lucia Mendonça da Silva





José Manuel Gonçalves Silva é natural do Sítio da Quebrada (Paul do Mar) onde nasceu há 62 anos, que completará amanhã. E desde 1971 que emigrou para o Panamá. É graduado em Navegação de Alto e é também autor de vários livros de prosa e poesia. Actualmente está de visita à Região. E ontem esteve na Associação de Escritores da Madeira (AEM).
Nesse encontro, com os responsáveis da AEM, o autor de 'Partir Para Longe - Primeira Parte', assinou um protocolo para a edição dos seus trabalhos na Madeira.
"Estou satisfeito, não só por este reconhecimento, mas também pelo facto do que escrevi sobre o Paul do Mar, no livro 'Partir Para Longe', representar para os mais novos um documento sobre as dificuldades que existiam na freguesia mas que, felizmente, desapareceram", declarou.
José Manuel Gonçalves da Silva começou por ser aluno da escola primária do Paul do Mar, prosseguindo os estudos no Colégio Infante D. Henrique, onde foi aluno dos padres Angelo e Mário Casagrande e, ainda no 'Caroço'.
Fonte:
Diário/J.S.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Hip Hop Bus




"(...) Esta é uma informação sobre a participação do grupo representativo da Calheta e da Ponta do Sol no concurso Hip Hop Bus!
Ora bem, o grupo, apesar de ser constituído por cinco vocalistas do sexo feminino, chama-se Unidos Pelo Hip Hop devido ao facto da composição da letra e da música ter ficado a cargo de 3 rapazes. As integrantes do grupo na parte da interpretação são:
- Carina Delgado, 12 anos, 7.º ano e a sua actividade preferida é a Ginástica Acrobática;
- Carolina Silva, 17 anos, 12.º ano e para além de cantar, gosta de fazer Teatro e é Escuteira;
- Cláudia Sequeira, 16 anos, 11.º ano e para além de cantar, gosta de fazer Teatro, jogar Basquetebol e é Escuteira;
- Fabiana Sousa, 13 anos, 8.º ano e gosta de fazer Teatro, Ginástica Acrobática e é Escuteira;
- Mariana Mota, 13 anos, 8.º ano e gosta de fazer Teatro, Ginástica Acrobática e de Cantar.
A letra é da autoria do André Teixeira e do Fábio Delgado e os arranjos técnicos assim como o intrumental foram da autoria do Michael Teixeira.
O símbolo do nosso grupo é composto por uma estrela de cinco pontas, sendo que cada ponta da estrela é relativa a cada uma das cantoras do grupo.
O objectivo deste projecto e da nossa inscrição neste concurso foi para mostrar que o Hip Hop não é um estilo musical ligado às toxicodependências ou aos roubos, ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, mas sim um estilo musical de descontracção e convivência social. Outro dos objectivos do grupo é mostrar ao adeptos deste estilo que o Hip Hop não tem de ser obrigatoriamente interpretado por rapazes, mas que as raparigas também sabem como interpretar o Hip Hop.
No dia 8 de Agosto, o próximo Sábado, iremos, como já foi referido, representar os concelhos da Calheta e da Ponta do Sol no concurso Hip Hop Bus! que é organizado e dinamizado pela Rádio Jornal da Madeira 88.8. O programa do espetáculo começa às 21 horas com o início do concurso e com algumas surpresas por parte dos bailarinos da academia Open Dance. A partir das 23 horas começa o concerto de encerramento do concurso com os Makongo, uma banda que é composta por SP&Wilson e pela Petty (ex-vocalista dos Buraka Som Sistema).
Os responsáveis do grupo Unidos Pelo Hip Hop conseguiram autocarros gratuitos junto das Câmaras Municipais da Calheta e da Ponta do Sol, para levar os apoiantes do grupo e todas as pessoas que queiram assistir a este espetáculo. Quem estiver interessado em ir nos autocarros deverá entrar em contacto connosco pelos números 926 269 159 (Fábio Delgado) e pelo 964 341 329 (André Teixeira), até ao dia 6 de Agosto. Os autocarros partem em diferentes horários, nomeadamente às 17h30 o da Câmara Municipal da Ponta do Sol a partir da Vila da Ponta do Sol e às 19h30 o da Câmara Municipal da Calheta, a partir de junto da Igreja da Vila da Calheta. Os autocarros regressam às 00h00 da Praia Formosa e param apenas nos locais de onde partiram(...)"

Texto enviado por: Fábio Delgado

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Mais uma novidade no blog

No lado direito (em baixo) do blog, estão disponíveis alguns vídeos sobre o Paul do Mar. É minha intenção actualizar regularmente essa lista.
Para visualizar, todos os meus vídeos disponíveis no YouTube, carregue aqui.

terça-feira, 4 de agosto de 2009