quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Pedro Garcia participa no concurso "Um Canção Para Ti"


O Pedro Garcia do Funchal (os avós são naturais do Paul do Mar), está participando no concurso "Uma Canção Para Ti" da TVI, no próximo dia 4 de Outubro.
Para votar no PEDRO GARCIA, telefone para o número 760 10 40 02. Para votar, através do site da TVI, carregue aqui.

domingo, 27 de setembro de 2009

sábado, 26 de setembro de 2009

...E assim ficou





sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Hoje está assim.....





quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Festival in San Diego (27th Annual folklore festival)












Fotografias gentilmente enviadas por: Therese Garcês (USA)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

27th Annual folklore festival in San Diego











No passado Sábado, em San Diego, aconteceu o 27º Festival Anual de Folclore. Alguns dos participantes deste festival são pauleiros (incluindo algumas "crianças pauleiras"), bem como de outras partes de Portugal.
Obrigado pela colaboração, Therese Garcês.
Fotografias: gentilmente enviadas por Therese Garcês (San Diego - EUA)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Prédio embargado será o futuro Centro Cívico

O anúncio do que o futuro Centro Cívico do Paul do Mar ficaria localizado no prédio inacabado, localizado junto ao campo de futebol da freguesia, fez desde logo levantar algumas dúvidas e até suspeitas de aproveitamento indevido por parte da autarquia calhetense.
O facto do imóvel que estava embargado vir agora a ser 'aproveitado' pela Câmara Municipal da Calheta para ali instalar o prometido Centro Cívico da localidade, mereceu mesmo o esclarecimento de Manuel Baeta.
Ao contrário do que era voz corrente na freguesia pauleira, o prédio em causa fora embargado não por ter obras a mais no que respeita à altura do mesmo, nomeadamente um andar acima ao permitido, ou até por não cumprir o afastamento mínimo exigido da orla marítima. Esclarece o presidente da Câmara que o embargo se deveu única e exclusivamente ao facto da infra-estrutura ali construída "não ter cumprido aquilo que constava no projecto aprovado" para o local em causa. Manuel Baeta garante que foi esse "incumprimento" que determinou o embargo camarário à muito decretada. Refuta assim os rumores postos a circular que apontavam que o proprietário do dito imóvel havia sido prejudicado por uma posição inflexível da Câmara, e que agora era a própria autarquia a aproveitar-se da situação criada para usar a construção já realizada para implementar o Centro Cívico.
O autarca da Calheta aponta a escolha deste imóvel para acolher diversas valências dos serviços públicos locais, como forma de ultrapassar o impasse que entretanto ali se criou, com forte impacto paisagístico na freguesia. Esclarece que o retomar das obras necessárias à conclusão do prédio "não obrigam necessariamente que seja demolido o andar superior", mas antes implica a necessidade de se proceder a "algumas alterações" de modo a ultrapassar os excessos cometidos pelo promotor que lançou este investimento.
Apenas reajustar e não demolir, é o que vai acontecer quando ali forem retomadas as obras para concluir o projecto de construção do novo Centro Cívico do Paul do Mar.
Esta obra, da responsabilidade da autarquia da Calheta, irá integrar um Centro Social intergeracional, a Casa do Povo, a Junta de Freguesia e ainda a sede da Banda Municipal Paulense.
Fonte: Diário /
Orlando Drumond
Observação: para complementar esta notícia carregue aqui.

domingo, 20 de setembro de 2009

Câmara cria zonas de lazer


A Câmara Municipal da Calheta vai construir zonas de lazer em todo o concelho, anuncia Manuel Baeta em declarações ao JM. O objectivo é criar estruturas que potenciem o surgimento de novos turistas e que proporcionem à população local lugares de descanso e de entretenimento. A dimensão das mesmas vai desde áreas de piquenique a zonas com vários equipamentos, incluso circuitos de manutenção e roteiros pedonais.
O autarca realça ainda que, em todas as freguesias, será executado o melhoramento das diversas veredas e acessos às zonas populacionais e agrícolas, será dado apoio às acções de formação, modernização e desenvolvimento da freguesia e limpos e conservados os caminhos florestais.
Isto para além do reforço e melhoramento na rede de abastecimento de água potável, da criação de passeios e da colocação de novos ecopontos. E dos apoios a dar a todas as escolas básicas do primeiro ciclo do concelho.
No Arco da Calheta, será construído o novo centro de saúde e serão criados os centros sociais das Florenças e Cova do Arco, bem como ainda apoiadas as escolas do Lombo da Guiné, Ladeira e Lamaceiros.
No Estreito da Calheta, será recuperada a vereda entre Estreito da Calheta e Prazeres e construído o pavilhão da escola do Estreito.No Jardim do Mar, efectuar-se-á o calcetamento das diversas veredas da freguesia, a construção do polidesportivo, a recuperação da vereda entre o Jardim do Mar e os Prazeres, a recuperação da Quinta da Piedade para funcionamento de um Centro de Dia e a construção de um enrocamento na zona do Portinho.Para a Ponta do Pargo, está contemplada a construção de depósito de água potável (Ribeira da Vaca).
Na Calheta serão implementados arranjos urbanísticos no centro da Estrela e entre a Casa das Mudas e a Estrela e ainda da área compreendida entre o caminho do Lombo do Doutor e do cemitério. Nesta freguesia será criado um centro intergeracional.
Na Fajã da Ovelha, merece destaque a recuperação urbanística dos arredores da igreja matriz e a construção de um centro social intergeracional. Também será construído um pavilhão junto à escola Prof. Francisco M. S. Barreto.
No Paul do Mar, proceder-se-á ao calcetamento de diversas veredas na freguesia e será construído um centro cívico (centro intergeracional, Junta de Freguesia, Casa do Povo, sede da Banda), bem como a construção de um espaço multimédia. A nova lota já foi colocada a concurso.
Nos Prazeres, será construído um parque de estacionamento (junto ao clube), um circuito de manutenção na zona desportiva, continuar-se-á a dar apoio à Quinta Pedagógica e ao Externato São Francisco de Sales e serão recuperados os lavadouros municipais e a vereda entre Fonte Rêla e Lombo da Velha.
Dezenas de caminhos previstos
Para o Arco da Calheta, está prevista a construção dos caminhos municipais da Padaria (Ledo), do pavilhão à rotunda, dos Palheiros à Vereda das Voltas, na zona alta da Cova do Arco e o acesso às zonas habitacionais nos sítios das Paredes; Palheiros, Massapêz e Raízes. E ainda a beneficiação do caminho do Serrado e o alargamento da Rua das Amoreiras.
No Estreito da Calheta, está contemplada a recuperação do largo em frente à Igreja e a beneficiação e pavimentação dos caminhos municipais dos Serrões, dos Moinhos Acima, dos Moinhos Abaixo (Cuada), da Padaria, do Mosteiro, do Seice, das Teixeiras, da Levadinha, do Terço, do Girão de Lá e dos Louros.
No Jardim do Mar está contemplada a construção de um novo caminho municipal.
Para a Ponta do Pargo prevê-se a beneficiação e pavimentação das travessas da Bica (Cabo) e da Vaca, dos impasses da Lombada Gorda, do Pico e da Achada da Nogueira e dos caminhos da Portela e do Lombo. A Câmara vai ainda construir, na Calheta, os caminhos entre o Lombo do Brasil e a Rua Cónego Manuel Fernandes Pombo, entre o Lombo do Salão e o Lombo do Brasil (Chão das Pedras),entre a Rua Francisco Sá Carneiro, a Fonte da Senhora e a Santa Casa, de acesso à nova igreja e de acesso à escola do Atouguia (com criação de estacionamentos).
Também está contemplada a beneficiação e pavimentação do Impasse da Calçada e dos caminhos da Levada Terceira e das Cruzes ao Lombo dos Vivos. E ainda a recuperação do caminho da Serra de Água (Atouguia).
Na Fajã da Ovelha, está prevista a construção dos caminhos entre Cascalho e Soalheira e entre a 1ª e a 2ª Lombada dos Cedros. E ainda a beneficiação e pavimentação dos caminhos do Portal Largo, do Tanque do Lombo, do Aviceiro, dos Lavadouros, de São João e ainda a pavimentação do caminho agrícola da Maloeira.
No Paúl do Mar será construída a estrada de ligação do cemitério ao Porto, enquanto que nos Prazeres serão beneficiados e pavimentados os caminhos do Jardim Pelado e do Lombo Grande (...)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

As cores na minha terra (esclarecimento)


Sempre quando medimos por, palmos das nossas próprias mãos, ou fazemos um palpite de algo que pensamos saber, mas não temos a certeza, caímos na lacuna da incerteza e do falso.
É importante no mundo da comunicação, darmos uma informação correcta e exacta, e até se necessário informar detalhadamente, tudo, do que queremos explicar.
Hoje li na tua página da rede, que o Paul do Mar no dia da inauguração do campo do Paul do Mar usou uma farda como a do Vasco da Gama do Brasil…
Isso é um erro imperdoável.
O nosso S.C. Santo Amaro foi fundado muito antes do C. Vasco da Gama, as nossas cores foram trazidas à terra devido a uma farda que deveria ser enviada de volta pelo C. Nacional, pela simples razão que o Nacional não quis aceitar essas camisolas devido às riscas serem em horizontal, isto no ano de 1910.
C. Vasco da Gama foi fundado muito tempo depois.
Se quisermos dizer a verdade então deveríamos dizer que o C. Vasco da Gama no Brasil tem as mesmas cores do S.C. Santo Amaro. Isso seria o correcto, e não o contrário.
As cores da minha terra, não é uma cópia, são cores originais.
Espero que tudo fique rectificado, e se possível acrescentes que essas mesmas cores, que no dia da inauguração brilharam com orgulho e ousadia, foram as mesmas que por primeira vez beijaram a terra em 1910, mas que a mocidade de hoje por falta de conhecimento as esqueceu.
Muito obrigado.
José Manuel Gonçalves Silva (Moneta)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ecos da inauguração do campo do Paul do Mar, na imprensa regional

O presidente do Governo Regional exaltou ontem a qualidade de vida que os madeirenses têm. Durante a inauguração do relvado sintético do campo de futebol do Paul do Mar, Alberto João Jardim disse também que aquela não era uma obra qualquer, nem podia ser vista apenas como um investimento para os residentes.
«A Madeira tem condições extraordinárias para receber equipas estrangeiras, principalmente da Europa, que no Inverno não têm condições para praticar desporto, mas que procuram outros lugares para poderem treinar», disse o presidente, realçando que o campo sintético ontem inaugurado está localizado numa freguesia com um «clima excepcional, mesmo dentro do clima excepcional que é o da Madeira».A par disso, aquela freguesia e as limítrofes possuem já um conjunto de equipamentos hoteleiros que podem alojar equipas interessadas.Alberto João Jardim mostrou assim que o Paul tem todas as condições para acolher o turismo desportivo, embora reconheça que este tipo de actividade leva tempo a desenvolver-se.
Mas, como Jardim disse no início, o campo sintético não tem como fim exclusivo o turismo desportivo, vai servir também para aumentar a qualidade de vida dos pauleiros. A Madeira não é uma terra rica mas o presidente orgulha-se da qualidade de vida que os madeirenses adquiriram.
«A Madeira não é uma terra rica, a Madeira tem uma densidade populacional três vezes mais do que os Açores e do que o continente, 2/3 da Madeira é rocha, não temos hipótese de nos fixarmos lá, não temos petróleo, não temos ouro... Eu disse sempre, nós podemos nunca ser ricos mas vamos ter qualidade de vida», referiu, a propósito do lema que assumiu assim que se tornou presidente do Governo Regional em Março de 1978.
No entender do líder regional, ter qualidade de vida é poder chegar rapidamente ao Paul do Mar, ter melhores escolas e acesso à saúde». Resumindo: é «ter tudo aquilo que o ser humano, para viver melhor, tem direito a ter».
O Paul do Mar atingiu esse nível, nas palavras do chefe do governo. «Hoje, o que tem aqui, qualquer pequena cidade europeia tem. Não é diferente», comparou.«Hoje, eu vejo as bonitas senhoras do Paul bem vistas como as do Funchal - e até parecendo melhor, às vezes», exemplificou novamente, explicando que estas mudanças são também «produto da educação».
«Eu vejo os jovens casais desinibidos. Já não está a mulher escondida com um lenço preto na cabeça e o marido a tomar vinho na tasca. Não. Hoje, o marido, a mulher, o jovem casal faz uma vida mais sã. Isto é qualidade de vida», argumentou ainda.
Obra parada arranca até ao final do ano
Por outro lado, o presidente do Executivo madeirense disse ter ficado «muito satisfeito» com o anúncio do presidente da Câmara da Calheta, Manuel Baeta, que, momentos antes, havia dito que até ao final do ano as obras de construção do Centro Cívico iriam iniciar-se.
O centro será criado num edifício inacabado e decorre de um projecto apresentado recentemente pela Câmara Municipal da Calheta para a revitalização desse prédio. O Centro Cívico vai integrar um centro de convívio, a Casa do Povo, a Junta de Freguesia e ainda será a sede da banda de música do Paul do Mar.
Antes de terminar o discurso, o presidente do Executivo deixou ainda um conselho às centenas de pessoas que o ouviam.
«Não se importem na vossa vida que certo tipo de gente diga mal de cada um de vós. Há gente que é tão má, que tem tanta falta de carácter, que se disser mal de cada um de nós é uma honra para cada um de nós».
A obra
O arrelvamento sintético do campo de futebol do Paul do Mar é uma obra do Governo Regional que ascendeu a 1.100.000 euros. Construído há cerca de vinte anos, o campo de terra batida do Paul do Mar, para além de não conferir dignidade à freguesia, revelava-se insuficiente para responder às necessidades da população. A obra do Governo Regional contemplou não só o arrelvamento sintético do campo mas também incluiu o redimensionamento da bancada existente, de forma a melhorar as condições dos espectadores. Os balneários de apoio foram, também, alvo de melhorias.


Casa cheia, ontem, ao fim da tarde, na inauguração do piso sintético do Campo do Paul do Mar, com a realização de um jogo entre o Estrela da Calheta e uma equipa da freguesia do Paul do Mar (equipada com as cores do Vasco da Gama, do Brasil).
Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional, logo deixou o desafio para a população do Paul do Mar constituir uma colectividade para competir nas provas regionais. O governante madeirense lembrou ainda que "em mais de três dezenas de anos de governação, sem promessas mas com trabalho, tem sido possível melhorar a qualidade de vida, mesmo sem sermos uma terra rica".
Depois apontou a necessidade de estabelecer uma simbiose entre o turismo e o desporto, sustentada também pela melhor localização da Madeira em relação aos países europeus, onde no Inverno ocorre uma paragem competitiva que obriga os clubes a recorrerem a estágios nesse período. O futebol na freguesia do Paul do Mar conta com profundas raízes além de uma forte rivalidade entre os grupos existentes na década dos anos setenta: Paulense e Santo Amaro, além dos particulares na época de Verão disputados entre Marítimo e Nacional.
A instalação desportiva da freguesia do Paul do Mar, apesar de não apresentar as dimensões impostas pela federação da modalidade (100x64), responde as necessidades dos dois clubes do concelho da Calheta (Estrela da Calheta e Prazeres), quanto ao futebol jovem. Mas será o Estrela da Calheta a usar o recinto para os diferentes escalões de formação.
O edil calhetense Manuel Baeta destacou o apoio do Governo Regional na remodelação da instalação desportiva. A mesma tem alto contributo para as duas colectividades do concelho, no campo da formação.
Com a entrada ao serviço deste sintético, restam dois campos de piso de terra, Campanário e Pizo (Câmara de Lobos), cujo arrelvamento, segundo Catanho José presidente do IDRAM, não está previsto.

A inauguração do campo sintético do Paul do Mar (em imagens)



domingo, 13 de setembro de 2009

sábado, 12 de setembro de 2009

A evolução das obras no Campo de Futebol do Paul do Mar


O Campo Municipal do Paul do Mar (em vídeo)

Amanhã, estará neste blog (em vídeo), o renovado campo de Municipal do Paul do Mar. A inauguração desta nova infra-estrutura, está agendada para o próximo domingo, pelas 18:30, com a presença do Presidente do Governo Regional.

A sinalética da Avenida dos Pescadores Paulenses



A sinalética da Avenida dos Pescadores Paulenses, apresenta-se totalmente renovada. A Câmara Municipal da Calheta, tomou a iniciativa de substituir as placas de apresentavam sinais de desgaste, resultante da exposição à maresia.