domingo, 15 de novembro de 2009

Imagem Peregrina nas Paróquias - Comunidade do Paul do Mar


Era quarta-feira, dia onze de Novembro de 2009, na igreja do Paul do Mar estava a Imagem Peregrina. As crianças da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Paul do Mar, acompanhadas pelas suas professoras, pelo director da escola, professor Hélder, e pelos assistentes operacionais, fizeram o percurso da escola à igreja. Era algo de maravilhoso! Crianças sorridentes e animadas iam ao encontro de Maria.
As pessoas, nas suas casas, observavam com carinho e admiração esta franja da sociedade mais nova.
Uma criança exclamava:”Vou à igreja!” Outra afirmava:”Vou ver a Senhora.”
Chegadas à Igreja, as crianças receberam um terço oferecido pelo Movimento Medalha Milagrosa. O director da escola havia solicitado esta oferenda ao responsável do Movimento.
Seguiu-se a celebração mariana com cânticos e poemas. A professora de Educação Musical e Dramática, Elsa Silva, tocou viola e animou a celebração. Todos os profissionais de ensino davam apoio e atenção às crianças.
Era vê-los a cantar a Nossa Senhora do Rosário de Fátima!
Tudo era louvor! Tudo era agradecimento! Tudo era esperança! Tudo era alegria!“ Maria, eu quero ouvir a tua voz. Quero fazer florescer e frutificar a palavra do Teu Filho. Quero reconhecer-te, descobrir-te, em cada gesto, em cada palavra, em cada momento, em cada esquina da minha vida... Eu sei, Mãe do Céu, que tu me conheces como ninguém. Conheces o meu coração frágil. Eu sei também que a tua mão está sempre estendida, pronta para amparar, ajudar... Vens sempre ao meu encontro.
Não deixes que eu perca o brilho do olhar, ao falar de ti, a Mãe de Jesus e Minha Mãe.”
Maria José Moreira Fernandes
Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas

sábado, 14 de novembro de 2009

Circuito Regional Nestea Surf 2009 (4ª Etapa)









Para saber mais detalhes sobre esta prova, visite este blog

A Imagem Peregrina no túnel Paul do Mar/ Jardim do Mar

Imagem Peregrina no Paul do Mar - o Adeus

Ex-combatentes prestam homenagem ao 1.º Cabo

A comissão organizadora do Monumento ao Combatente Madeirense no Ultramar pede aos ex-militares da Ccaç.3518 - Guiné (Marados de Gadamael), mobilizada pelo BII19 (Funchal), que contactem a comissão organizadora (através do telefone 291741115 - Rua das Mercês nº 40 Funchal), a fim de colaborarem e participarem na realização das cerimónias fúnebres aos restos mortais do ex-1ºCabo Gabriel Telo (3518), morto em combate e que foi enterrado no Quartel de Guidage - Guiné. O corpo foi exumado e trasladado pelos pára-quedistas para Portugal. As cerimónias terão lugar a 22 Novembro 2009, às 11 horas na Igreja do Paul do Mar, seguindo para o Cemitério local com Honras Militares.
Fonte: Diário

Surf no Paul do Mar


O Paul do Mar vai acolher amanhã (hoje) mais uma etapa do Circuito Regional Nestea Surf 2009. Trata-se da quarta prova da competição, que ali juntará os melhores praticantes da modalidade na Madeira. As previsões apontam para uma boa ondulação para a prática do surf, com a organização a perspectivar uma jornada de grande qualidade. Os surfistas começarão a enfrentar as ondas logo pelas 9h00.
Numa organização da Associação de Desportos da Madeira, que para o efeito conta com diversos apoios, realiza-se amanhã (hoje) a 4.ª Etapa do Circuito Regional de Surf 2009. A competição terá lugar no Paul do Mar, para onde estão previstas condições propícias à prática da modalidade, que cada vez mais reúne adeptos na região. As previsões de ondulação são bastante boas, pelo que a organização perspectiva uma etapa bastante técnica e competitiva. Em prova vão estar os melhores praticantes da modalidade na Madeira, numa luta que se antevê de grande equilíbrio pelo título de regional. Do programa da competição, temos que o “check-in” está aprazado para as 8h30, com o início da competição a acontecer cerca de trinta minutos depois.Durante a 4.ª Etapa do Circuito Regional de Surf 2009 irá realizar-se, também, a prova prática e conclusão do Curso de Juízes, que teve início no passado mês de Julho. Terminado que está o curso, foram formados quinze novos juízes de categoria C - Juiz regional que, deste modo, vêm colmatar assim uma das maiores falhas técnicas na competição regional, precisamente o ajuizamento de provas.
Fonte: Jornal da Madeira

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Fim-de-semana desportivo no Paul do Mar



Realiza-se neste fim-de-semana, o "Circuito Regional de Bodyboard e Surf- 4ª Etapas". As provas decorrem frente à Avenida dos Pescadores Paulenses (Largo do Cemitério), no Sábado e Domingo.
Para saber mais informações carregue aqui


O programa desportivo (futebol) a decorrer neste fim-de-semana no Paul do Mar, engloba os seguintes jogos:

SÁBADO -14/11/2009

INFANTIS
10:00
Estrela "A" vs Ribeira Brava "A"
Estrela "B" vs Ribeira Brava "B"

TORNEIO DE VETERANOS
18:30
Estrela vs Caniçal

"FUTEBOL PAULEIRO"
Às 21:30 (aberto a todos os interessados)

DOMINGO - 15/11/2009
INICIADOS
10:30
Estrela vs Canicense "B"

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A chegada da Imagem Peregrina à Igreja de Santo Amaro (vídeo)

Chegada da Imagem Peregrina ao Paul do Mar (fotos)


Devidos a problemas técnicos, só hoje foi possível actualizar o blog. Logo que esteja disponível no Youtube os vídeos da passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima pelo Paul do Mar, disponiblizo neste espaço.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Visita da imagem Peregrina ao Paul do Mar (Programa)

Este é o programa da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, ao Paul do Mar nos dias 10 e 11 de Novembro.
Clique na imagem para visualizar melhor o programa.

domingo, 8 de novembro de 2009

No final de "Flor do Mar", Salomé "morre" no Paul do Mar


Conforme já tinha sido anunciado neste blog, a Salomé suicidou-se na ribeira da Cova, no Paul do Mar.
Um final trágico para a grande "vilã" da novela "Flor do Mar".

Primeiro jogo oficial no novo sintético do Paul do Mar

Hoje, pelas 12 horas tem início o primeiro jogo oficial no novo sintético do Paul do Mar. O jogo agendado é o Estrela da Calheta vs Portosantense, a contar para o Campeonato Regional de Juvenis da 2ª Divisão.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Assembleia Geral da Casa do Povo do Paul do Mar

No próximo dia 28 de Novembro, pelas 19:30 no Salão Paroquial do Paul do Mar, realiza-se a Assembleia Geral Ordinária da Casa do Povo local.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Corpo de Telo na Região no dia 21


O corpo de um dos dois madeirenses que estavam sepultados na província de Guidaje, na Província da Guiné, precisamente o do 1.º Cabo Telo, deverá chegar à Região no dia 21, ficando em vigília no Monumento do Combatente Madeirense. As cerimónias fúnebres estão previstas para o dia 22 no cemitério do Paul do Mar, de onde era natural.

Os corpos dos militares que se encontravam enterrados na Guiné e que foram exumados e transladados por uma equipa de pára-quedistas para Portugal, já estão identificados. Entre eles estão também dois madeirense, um dos quais, o 1.º Cabo Telo, cujos restos mortais deverão chegar à Região no dia 21 deste mês.De acordo com Ramiro Morna, os restos mortais do 1.º Cabo Telo, natural da freguesia do Paul do Mar — e sobre o qual o JORNAL da MADEIRA fez uma reportagem, no ano passado, dando conta da sua origem e dos familiares que ficaram —, deverão ficar em vigília no Monumento ao Combatente Madeirense, situado na Nazaré.Ramiro Morna, que falava à margem de uma cerimónia de homenagem aos combatentes madeirenses realizada, ontem à tarde, junto ao monumento eregido em memória dos mesmos, disse que os restos mortais deverão ser levados, no dia 22, para o Paul do Mar, onde decorrerão as cerimónias fúnebres.Sobre a cerimónia de ontem, Ramiro Morna recordou que este é um acto que vem sendo realizado desde 2003, altura em que foi inaugurado o Monumento ao Combatente Madeirense, sendo esta uma forma de, em seu entender, recordar os mortos, quer aqueles que perderam a vida em combate, quer os que partiram por motivo de doença.Para este membro da Comissão do Monumento ao Combatente Madeirense, trata-se de uma forma de «recordar os nossos mortos e também de chamar a atenção do país, porque o país quis esquecer os seus combatentes — os maus portugueses quiseram esquecer os combatentes —. E este é um aviso aos maus portugueses que quiseram esquecer os combatentes: a história não os esquece».
Fonte: Jornal da Madeira
PS: Para ler uma reportagem mais exaustiva clique aqui

Ex-combatentes lembram os mortos e os esquecidos do Ultramar

No dia 22, será feito o funeral de um soldado, cujas ossadas foram resgatadas

Pelo sexto ano consecutivo, os ex-combatentes do Ultramar lembraram os muitos companheiros que já morreram, na guerra ou depois de terem voltado à casa, depositando flores no monumento erguido na Mata da Nazaré."Vimos cá recordar os nossos mortos e também chamar a atenção do país, porque o país quis esquecer os seus combatentes", sublinhou o coronel Ramiro Morna, da comissão organizadora desta iniciativa.Ramiro Morna referiu ainda que existem ainda muitos soldados que ficaram esquecidos em Angola, na Guiné ou em Moçambique, referindo que, em vez da homenagem ao soldado desconhecido, feita em França e também em Portugal, para lembrar aqueles com paradeiro incerto, após a primeira guerra mundial, no dia 22 de Novembro será realizada uma cerimónia ao "soldado esquecido". Nesse dia, será celebrado o funeral de um madeirense que morreu na Guiné, cujas ossadas serão enviadas para a Madeira. Trata-se de um combatente do Paul do Mar que foi enterrado na Guiné e cujos restos mortais chegam à Região ao fim de 37 anos. O resgate foi feito pelos pára-quedista, numa missão que teve por finalidade resgatar também alguns dos pára-quedistas que foram sepultados na mesma vala. Os restos mortais do soldado madeirense chegam no dia 21 de Novembro à noite e ficam em vigília junto ao monumento aos combatentes do Ultramar. No dia seguinte, seguem para o Paul do Mar para que seja realizado o funeral. Ontem de manhã foi também realizada uma cerimónia aos combatentes do Ultramar no cemitério de São Martinho, conforme lembrou o presidente do núcleo do Funchal da Liga dos Combatentes.Sobre a cerimónia na Nazaré, na qual esteve presente por ter sido convidado e para prestar também a sua homenagem, sublinhou que combatentes são todos, referindo que se está a "dividir" combatentes madeirenses e os que vivem noutras regiões do país.Segundo o tenente-coronel Bernardino Laureano, aqueles que estiveram na guerra do Ultramar continuam a ser "esquecidos" e até "desprezados", em diversos aspectos. Recordou, por exemplo, os cortes que foram feitos ao nível da saúde e das pensões.
Fonte: Diário/Sílvia Ornelas

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Respondendo a uma visitante deste blog


A obra do poeta Vasco da Gama Rodrigues, não está disponivel em livrarias, por a mesma estar esgotada.
Em relação ao pedido da Marina, que pretende encontrar a obra "Os Atlantes", pode enviar-me um e-mail para: paulo_garces@sapo.pt, que hei-de encontrar uma solução.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A EB1/ PE Vasco da Gama Rodrigues é uma Eco-Escolas


Hoje pelas 11:00, realiza-se na EB1/PE Vasco da Gama Rodrigues, o hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas.