sábado, 21 de novembro de 2009

O funeral 35 anos depois

Segundo as listagens, morreram quase 200 madeirenses no ultramar
O primeiro cabo Gabriel Ferreira Telo, cujo funeral se realiza amanhã, 35 anos após a morte em combate, era o segundo de cinco irmãos, dos quais três rapazes e duas raparigas. Tanto ele, como o mais velho, jogavam no Clube Futebol União. Ambos foram chamados para a guerra.
Maria Gabriela Telo é exactamente dois anos mais nova. Daí a escolha do nome. É ela quem nos abre a porta, no Paul do Mar, para reviver as memórias do irmão. E é também ela que nos conta que Gabriel Ferreira Telo esteve quase a não ir à guerra. "Como jogava no Clube Futebol União, o clube pagou a um rapaz para ir no lugar do mais velho e também tinha já um escolhido para ir no lugar dele", recorda Gabriela Telo. Contudo, essa pessoa também foi chamada a prestar serviço e Gabriel teve de avançar.
Partiu para a Guiné em Junho de 1971 na Companhia de Caçadores n.º 3518, do Batalhão de Infantaria n. 19, do Funchal. Tinha na altura 21 anos.
No ano seguinte, Gabriel Telo voltou à Madeira de férias. Ficou um mês. A irmã lembra-se ainda das primeira palavras, ao entrar em casa: "Aqui sinto-me muito bem". Essa foi a última vez que o viu.
O primeiro cabo voltou para a Guiné, mas levou com ele roupa para os "pretinhos". "Ele era uma pessoa muito humana". Era também "muito amigo de casa" e "vaidoso, gostava de andar aprumado", lembra Gabriela Telo.
Na Guiné, o primeiro cabo completou praticamente a comissão de serviço. Estava já na cidade quando a sua companhia teve de voltar ao mato devido ao cerco à guarnição de Guidage, em Maio de 1973. A guarnição encontrava-se sem mantimentos e sem munições, pelo que a Companhia de Caçadores n.º 3518 foi nomeada para fazer parte da escolta de uma coluna a Guidage. Conseguiu romper o cerco, mas durante a sua estada sofreu vários bombardeamentos. Num deles, Gabriel Telo foi ferido num braço e, segundo a irmã, acabou por falecer, por falta de assistência médica, a 25 de Maio.
Os que sobreviveram ao ataque acabaram por enterrar os mortos nesse mesmo local.
A notícia chegou à família através de telegrama, enviado para a Fajã de Ovelha. Gabriela Telo lembra-se que estava sozinha em casa quando um rapaz veio chamá-la para atender o telefone na mercearia. Ali, foi-lhe dito que teria de levantar um telegrama na Fajã. Sem meios de deslocação ainda insistiu para que lhe revelassem o conteúdo, mas recusaram-lhe o pedido. Nessa altura, começou a suspeitar de que algo teria acontecido ao irmão. "O próprio carteiro não quis trazer (o telegrama), por isso era preciso alguém que o fosse buscar".
Entretanto, passou um carro que ia para a Fajã de Ovelha, mas poucos metros depois encontrou o irmão mais novo e foi ele quem foi buscar o documento.
A preocupação de Gabriela Telo era com a mãe. "Não queria que ninguém lhe dissesse nada, como se eu pudesse esconder aquilo." Com medo que as forças lhe faltassem, pediu às amigas para que fossem a casa para ajudá-la a amparar a mãe na hora de revelar a notícia.
Alguns tempos mais tarde, chegou a mala com os pertences do irmão. "Eu mexia nas coisinhas dele e parece que estava tocando nele", recorda Gabriela Telo. "A minha mãe depois não queria sair. Aquilo foi muito duro".
A recuperação dos restos mortais de Gabriel Telo só foi possível graças a uma missão da Liga dos Combatentes, constituída por elementos da União Portuguesa de Pára-quedistas, já que entre os mortos estavam três elementos da UPP. O resgate foi possível através de um mapa desenhado na altura pelo coronel Luciano Dinis.
Amanhã, a família vai finalmente poder realizar a cerimónia fúnebre, o que, para Gabriela Telo, representa um certo alívio. "A tristeza maior foi a notícia da morte. Agora, é como se estivéssemos a fazer-lhe uma homenagem. Era aquilo que ele deveria ter há anos, o funeral, e que agora vai ter".

Cerimónia fúnebre
Os restos mortais do primeiro cabo Gabriel Ferreira Telo chegam hoje à Madeira.
A urna será transportada para o Monumento ao Combatente Madeirense no Ultramar, na Nazaré, onde ficará em câmara ardente ao longo da noite, no interior da capela.
Amanhã, pelas 9h30, está marcada a saída do cortejo fúnebre da Nazaré com destino ao Paul do Mar. Naquela freguesia, será realizada uma missa, pelas 11 horas, e, uma hora depois, terá lugar o funeral, apeado, com destino ao cemitério local, com direito a honras militares.
Gabriel Telo será sepultado no mesmo local onde o pai foi a enterrar, a pedido da família.
Fonte:
Diário/Sílvia Ornelas

Vigília pelo 1.º cabo Telo

Os restos mortais do 1.º Cabo Gabriel Ferreira Telo, que faleceu na Guiné em Maio de 1973, chegam hoje à Região. A urna, com as ossadas, será levada para o Monumento ao Combatente Madeirense no Ultramar, onde ficará em câmara ardente na capela daquele espaço, situado no complexo habitacional da Nazaré.
Amanhã, às 9h30, iniciar-se-á o cortejo fúnebre da Nazaré com destino à Igreja matriz do Paul do Mar, onde será celebrada uma missa às 11h00. O funeral, apeado, será pelas 12h00, com destino ao cemitério local, com honras militares.
Numa nota enviada, à nossa redacção, pela comissão organizadora do Monumento ao Combatente Madeirense no Ultramar, é referido que este combatente, que faleceu na Guiné, recorda que Gabriel Telo «embarcou para a Guiné em Junho de 1971. Pertencia à Companhia de Caçadores n.º 3518 do Batalhão de Infantaria n.º 19, do Funchal», na altura com 21 anos.
A poucos dias do final da comissão de serviço, recorda o documento, «ocorre o cerco à guarnição de Guidage, em Maio de 1973. A guarnição estava já sem mantimentos nem munições».
Tal como refere a mesma fonte, a companhia n.º 3518, constituída por madeirenses, foi nomeada para fazer parte da escolta de uma coluna a Guidage. E conseguiu romper o cerco. Durante a sua estadia em Guidage, a companhia sofreu vários bombardeamentos. Num deles, uma granada provocou a morte de Gabriel Telo.
Tal como se pode ler na nota informativa, «apenas em 2008 foi possível proceder à exumação dos restos mortais de dez militares que ali tiveram de ser inumados devido ao cerco. Um deles era Gabriel Telo. Este trabalho foi feito por uma missão da Liga dos Combatentes, cuja equipa de missão era constituída por elementos da União Portuguesa de Pára-quedistas, muito interessada nesta acção, porque entre as ossadas a recolher estavam as de três pára-quedistas também mortos na operação de socorro a Guidage».
Feita a exumação, as ossadas ficariam, para sempre, no cemitério de Bissau. Diz o documento que «o Estado português não as devolve às respectivas famílias, no caso destas desejarem tê-las junto de si, excepto se elas pagarem todas as despesas que isso implica, o que é incomportável para a esmagadora maioria».
Refere ainda a nota informativa que «o Estado português, que lhe tirou os filhos para combaterem em África, onde morreram ao serviço, não suporta os custos da sua trasladação para Portugal, bem como os seus funerais, caso os pretendam ter junto de si».
Mas, refere também o documento, os pára-quedistas mostraram-se sempre firmes no seu desejo de trazer as ossadas para Portugal. E foi devido a essa persistência que os restos mortais de Gabriel Telo regressam ao Paul do Mar «e dar uma consolação a sua mãe, irmãs e outros familiares que o aguardaram 35 anos».
A Comissão Organizadora do Movimento ao Combatente Madeirense no Ultramar não deixa de salientar, além da União Portuguesa de Pára-quedistas, a colaboração imprescindível de várias entidades para que esta missão se concretizasse, nomeadamente, a TAP – Air Portugal, a Associação de Empresas Lutuosas, bem como o Chefe do Estado Maior.
Por fim, a Comissão Organizadora do Movimento ao Combatente Madeirense no Ultramar aproveita esta oportunidade para convidar «todos os combatentes, familiares e demais população a comungarem nesta homenagem, incorporando-se nas cerimónias de evocação dos militares que ainda se encontram sepultados em África».
Fonte:
Jornal da Madeira/Marsílio Aguiar

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Belmiro Mendes campeão antecipado

Surf - 4.ª e penúltima prova do Campeonato Regional de Surf de 2009

Realizou-se, sábado, a 4.ª etapa do Circuito Regional de Surf de 2009, na freguesia do Paul do Mar. A 1.ª fase foi composta de quatro “heats”, com as condições de ondulação a passarem do razoável/bom para o extremo. Foram cumpridas séries de seis a 10 ondas, com cerca de dois a dois metros e meio, e ainda ondas intermediárias, a rondarem o metro e meio. O espectáculo estava garantido para a única categoria em acção: a Open. Os “heats” foram muito disputados, sendo de salientar as prestações de Felipe Barros (CTM), que mesmo em condições extremas tentou, sempre, fazer um Surf de manobras inovadoras, e de Rúben Afonso (também CTM), o único “goofy do heat”, que ganhou o prémio do maior “wipe out” da competição.
Na grande final, André Rodrigues não entrou no mar, por ter se lesionado na meia-final, ficando com o 4.º lugar. Já Orlando Pereira passou quase todo o “heat” a remar de volta ao “outside”, pois foi arrastado para muito longe pelos “sets” que o apanharam, ficando de fora da luta pela vitória. O 1.º lugar decidiu-se, então, entre Belmiro (CAMadeira) e Kristjan (CNSão Vicente). Fazendo justiça à sua grande determinação, o “americano do Jardim” arrancou numa “bomba”, fez um grande “bottom” e completou com mais duas boas manobras. Esta onda fez a diferença para o campeão. em mais uma grande prova de divulgação da modalidade.
De realçar, igualmente, a presença do Tiago Matos, formador da Federação Portuguesa de Surf, que fez uma avaliação dos juízes que haviam feito o curso, no passado mês de Julho, e todos foram dados como “Aptos”.
Classificação final 1.º Kristjan Higdon (CNSV); 2.º Belmiro Mendes (CAMadeira); 3.º Orlando Pereira (CNSV) e 4.º André Rodrigues (CNSV). Com o seu 2.º lugar, Belmiro Mendes (CAMadeira) sagrou-se campeão regional de Surf de 2009, com a 5.ª e última etapa do Campeonato - na Fajã D’Areia, em São Vicente, no dia 13 de Dezembro - para definir os demais lugares do pódio.
A etapa do Paul do Mar teve a organização da Associação de Desportos da Madeira (ADM), com os apoios da Câmara Municipal da Calheta, do “Madeira Island Surf Shop”, da “Roxy” e da “Quicksilver”.

Fonte: Jornal da Madeira / Vasco Sousa

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Belmiro Mendes campeão

O 2.º lugar na quarta prova do Circuito Regional Nestea de Surf bastou a Belmiro Mendes, do Clube Aventura da Madeira, conquistar o título de campeão regional da modalidade. Esta etapa, organizada pela Associação de Desportos da Madeira com os apoios da Câmara Municipal da Calheta, Madeira Island Surf Shop, Roxy, e Quicksilver, foi bem disputada, com as ondas a condizer.
Na final, o vencedor foi Kristjan Higdon, do Clube Naval de São Vicente, seguido por Belmiro Mendes, Orlando Pereira e André Rodrigues, ambos do Clube Naval de São Vicente.
De referir a presença de Tiago Matos, formador da Federação Portuguesa de Surf, que avaliou os juízes madeirenses formados em Julho, considerando todos 'aptos'.
Fonte: Diário /
Carlos Alberto Moniz

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PORTUGAL NO MUNDIAL DA AFRICA DO SUL' 2010

Portugal apurado para a fase final do Mundial da África do Sul 2010, ao vencer a Bósnia por 1-0 (Raul Meireles, aos 56 minutos), no último jogo do play-off.

Gabriel – um “Soldado Esquecido"


O Gabriel é para os Combatentes, não só um cidadão-militar português, camarada que tombou ao serviço da Pátria, como é um símbolo do soldado esquecido pelo País. Com toda a dignidade e emoção apelamos aos governantes, nesta sentida e justíssima cerimónia fúnebre, em que o Gabriel repousará no chão santo da freguesia da sua naturalidade e onde começara a despontar um jovem exemplar, para que apoiem a Liga dos Combatentes nesta missão humanitária e patriótica


Na revista o Combatente, um alferes mil., agora advogado, que serviu na Guiné escreve …viviam-se situações de grande dramatismo … criaram-se laços de grande solidariedade, amizade e lealdade sem limites entre os operacionais, oficiais, sargentos e praças, com exemplos de grande heroísmo, coragem e bravura, que os mantêm ligados até o fim das suas vidas... Aqueles que tiveram a honra e o privilégio de comandar soldados (os melhores do Mundo) no teatro de operações, tirando a parte negativa da guerra … jamais esquecerão o convívio humano, que há manter-se até sempre…
São estes Heróis, quais desconhecidos e esquecidos, que entre 1954/75 pegaram em armas nos teatros de operações ultramarinos (T.O.) e que o País, por receio, cobardia ou propósitos condenáveis, quiz ignorar olhando-os com desdem. Em contrapartida, assistia-se ao desplante de defender-se a atribuição de pensões vitalícias, moeda de compensação à perseguição que sofreram no regime de então, a uns que, por medo ou outras razões, saltaram fronteiras, furtando-se ao Dever que a Pátria exigia. A “história não dorme” e há-de pôr em relevo aqueles que … jamais esquecerão o convívio humano. E os Verdadeiros historiadores, então já libertos de complexos partidários e dos traumas do politicamente correcto, hão-de gravar nos pergaminhos da nossa História, a odisseia militar das nossas gerações de jovens entre 1954 – 1975.
Finda a 1ª Guerra Mundial, na qual Portugal foi envolvido na luta contra alemães na Europa e África, jaziam milhares de ossadas de combatentes sem identificação. Perante uma situação insolúvel, num acto patriótico e de respeito humano por esses Heróis Desconhecidos, foi na Europa evocada a sua memoria no Soldado Desconhecido, com honras militares e de Estado. No secular Mosteiro da Batalha estão depositadas, desde Abril de 1921, duas ossadas do Soldado Desconhecido (Africa e Europa), enquanto pelo País, por iniciativa oficial, foram erguidos Monumentos aos Combatentes da 1.ª Grande Guerra, inaugurados com honras nacionais.
Lamentavelmente assistimos, hoje, a um aparente alheamento oficial pelas ossadas de muitos dos 8.290 combatentes mortos nos T.O. e que restam esquecidos nos Cemitérios Militares e nos ex-Quartéis ultramarinos. Até quando?
No País e no estrangeiro os monumentos recordando os Combatentes do Ultramar, foram iniciativa dos Combatentes. E na mesma linha, elementos da União dos Paraquedistas Portugueses (UPP), fiéis ao seu lema, ninguém fica para trás, decidiram-se por ir à Guiné exumar as ossadas de três Paras enterrados no quartel fronteiriço de Guidage, onde em Maio 1973 ocorrera uma operação de cerco de grande envergadura. Para Portugal e uma vez identificadas, trouxeram também três ossadas inumadas na mesma vala. Uma das ossadas é a do ex-1.º cabo Gabriel Telo, da Companhia de Caçadores n.º 3518/BII19, natural do Paul do Mar e cuja urna vai ser entregue à família na Madeira em 21 Novembro por uma delegação da UPP, gesto de grande significado e valor desta tropa de elite. Na noite de 21/22Nov a urna ficará em câmara ardente na Capela do Monumento ao Combatente na mata da Nazaré, partindo em cortejo fúnebre às 09h30 do dia 22Nov para o Paul do Mar. Às 11h00 decorrerá a cerimónia religiosa na Igreja Matriz, onde o falecido foi baptizado e serviu como sacristão. Daí seguirá para o Cemitério local, com Honras Militares.
O Gabriel é para os Combatentes, não só um cidadão-militar português, camarada que tombou ao serviço da Pátria, como é um símbolo do soldado esquecido pelo País. Com toda a dignidade e emoção apelamos aos governantes, nesta sentida e justíssima cerimónia fúnebre, em que o Gabriel repousará no chão santo da freguesia da sua naturalidade e onde começara a despontar um jovem exemplar, para que apoiem a Liga dos Combatentes nesta missão humanitária e patriótica de localização e trasladação das ossadas dos nossos Heróis (caso a caso, com a anuência das famílias), pondo-se termo à indiferença vivida e ao menos respeito pela memória daqueles a quem foi exigido o sacrifício supremo.
No cortejo fúnebre e nas cerimonias de evocação ao Soldado Esquecido, pretendemos relembrar ao País a obrigação de custear a trasladação das ossadas dos “Gabrieis”, ainda abandonadas no campo africano.
Numa comunhão de princípios, a comissão organizadora do Monumento ao Combatente Madeirense, convida todos os combatentes, familiares e demais população a participarem nesta Homenagem pública, incorporando-se nas cerimonias de evocação e exaltação ao Soldado Português.

Fonte. Jonal da Madeira (Artigo de Opinião de : Ramiro M. do Nascimento)

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Imagem Peregrina - O Adeus (fotografias)


Os resultados do futebol do passado fim-de-semana


INFANTIS
Estrela "A" 5 1 Ribeira Brava "A"
Estrela "B" 2 1 Ribeira Brava "B"
TORNEIO DE VETERANOS
Estrela 1 - 1 Caniçal

INICIADOS
Estrela 6 - 2 Canicense "B"

domingo, 15 de novembro de 2009

Imagem Peregrina nas Paróquias - Comunidade do Paul do Mar


Era quarta-feira, dia onze de Novembro de 2009, na igreja do Paul do Mar estava a Imagem Peregrina. As crianças da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Paul do Mar, acompanhadas pelas suas professoras, pelo director da escola, professor Hélder, e pelos assistentes operacionais, fizeram o percurso da escola à igreja. Era algo de maravilhoso! Crianças sorridentes e animadas iam ao encontro de Maria.
As pessoas, nas suas casas, observavam com carinho e admiração esta franja da sociedade mais nova.
Uma criança exclamava:”Vou à igreja!” Outra afirmava:”Vou ver a Senhora.”
Chegadas à Igreja, as crianças receberam um terço oferecido pelo Movimento Medalha Milagrosa. O director da escola havia solicitado esta oferenda ao responsável do Movimento.
Seguiu-se a celebração mariana com cânticos e poemas. A professora de Educação Musical e Dramática, Elsa Silva, tocou viola e animou a celebração. Todos os profissionais de ensino davam apoio e atenção às crianças.
Era vê-los a cantar a Nossa Senhora do Rosário de Fátima!
Tudo era louvor! Tudo era agradecimento! Tudo era esperança! Tudo era alegria!“ Maria, eu quero ouvir a tua voz. Quero fazer florescer e frutificar a palavra do Teu Filho. Quero reconhecer-te, descobrir-te, em cada gesto, em cada palavra, em cada momento, em cada esquina da minha vida... Eu sei, Mãe do Céu, que tu me conheces como ninguém. Conheces o meu coração frágil. Eu sei também que a tua mão está sempre estendida, pronta para amparar, ajudar... Vens sempre ao meu encontro.
Não deixes que eu perca o brilho do olhar, ao falar de ti, a Mãe de Jesus e Minha Mãe.”
Maria José Moreira Fernandes
Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas

sábado, 14 de novembro de 2009

Circuito Regional Nestea Surf 2009 (4ª Etapa)









Para saber mais detalhes sobre esta prova, visite este blog

A Imagem Peregrina no túnel Paul do Mar/ Jardim do Mar

Imagem Peregrina no Paul do Mar - o Adeus

Ex-combatentes prestam homenagem ao 1.º Cabo

A comissão organizadora do Monumento ao Combatente Madeirense no Ultramar pede aos ex-militares da Ccaç.3518 - Guiné (Marados de Gadamael), mobilizada pelo BII19 (Funchal), que contactem a comissão organizadora (através do telefone 291741115 - Rua das Mercês nº 40 Funchal), a fim de colaborarem e participarem na realização das cerimónias fúnebres aos restos mortais do ex-1ºCabo Gabriel Telo (3518), morto em combate e que foi enterrado no Quartel de Guidage - Guiné. O corpo foi exumado e trasladado pelos pára-quedistas para Portugal. As cerimónias terão lugar a 22 Novembro 2009, às 11 horas na Igreja do Paul do Mar, seguindo para o Cemitério local com Honras Militares.
Fonte: Diário

Surf no Paul do Mar


O Paul do Mar vai acolher amanhã (hoje) mais uma etapa do Circuito Regional Nestea Surf 2009. Trata-se da quarta prova da competição, que ali juntará os melhores praticantes da modalidade na Madeira. As previsões apontam para uma boa ondulação para a prática do surf, com a organização a perspectivar uma jornada de grande qualidade. Os surfistas começarão a enfrentar as ondas logo pelas 9h00.
Numa organização da Associação de Desportos da Madeira, que para o efeito conta com diversos apoios, realiza-se amanhã (hoje) a 4.ª Etapa do Circuito Regional de Surf 2009. A competição terá lugar no Paul do Mar, para onde estão previstas condições propícias à prática da modalidade, que cada vez mais reúne adeptos na região. As previsões de ondulação são bastante boas, pelo que a organização perspectiva uma etapa bastante técnica e competitiva. Em prova vão estar os melhores praticantes da modalidade na Madeira, numa luta que se antevê de grande equilíbrio pelo título de regional. Do programa da competição, temos que o “check-in” está aprazado para as 8h30, com o início da competição a acontecer cerca de trinta minutos depois.Durante a 4.ª Etapa do Circuito Regional de Surf 2009 irá realizar-se, também, a prova prática e conclusão do Curso de Juízes, que teve início no passado mês de Julho. Terminado que está o curso, foram formados quinze novos juízes de categoria C - Juiz regional que, deste modo, vêm colmatar assim uma das maiores falhas técnicas na competição regional, precisamente o ajuizamento de provas.
Fonte: Jornal da Madeira

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Fim-de-semana desportivo no Paul do Mar



Realiza-se neste fim-de-semana, o "Circuito Regional de Bodyboard e Surf- 4ª Etapas". As provas decorrem frente à Avenida dos Pescadores Paulenses (Largo do Cemitério), no Sábado e Domingo.
Para saber mais informações carregue aqui


O programa desportivo (futebol) a decorrer neste fim-de-semana no Paul do Mar, engloba os seguintes jogos:

SÁBADO -14/11/2009

INFANTIS
10:00
Estrela "A" vs Ribeira Brava "A"
Estrela "B" vs Ribeira Brava "B"

TORNEIO DE VETERANOS
18:30
Estrela vs Caniçal

"FUTEBOL PAULEIRO"
Às 21:30 (aberto a todos os interessados)

DOMINGO - 15/11/2009
INICIADOS
10:30
Estrela vs Canicense "B"

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A chegada da Imagem Peregrina à Igreja de Santo Amaro (vídeo)

Chegada da Imagem Peregrina ao Paul do Mar (fotos)


Devidos a problemas técnicos, só hoje foi possível actualizar o blog. Logo que esteja disponível no Youtube os vídeos da passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima pelo Paul do Mar, disponiblizo neste espaço.