sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Estradas que se encontram encerradas‏


Conceição Estudante revelou ainda as estradas que se encontram encerradas: Caminho dos Pretos; Ponta Delgada - Boaventura; Madalena do Mar - Ponta do Sol, Serra d'Água - Meia Légua, Boca da Encumeada - Estanquinhos, Sítio da Santinha - Ponte, acesso Jardim do Mar - Estreito da Calheta, Ribeira da Tabua, Lugar da Ribeira - Campanário. Relativamente às Viaexpresso estão encerradas Ribeira Brava - Meia Légua, Cancela - Nó Eiras, Serra d'Água - túnel Sacramento e acesso ao Paul do Mar. Ainda da Vialitoral está encerrada a estrada Luso-Brasileira - Pestana Júnior.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O estado da ER 223 entre o Jardim do Mar/Estreito da Calheta








Fotografias: Desconheço o autor das fotografias, por as mesmas terem sido enviadas por mail.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

As estradas de acesso ao Paul do Mar (no dia 23.02.2010)


Estrada entre o Jardim do Mar - Estreito da Calheta

Estrada ligação à Fajã da Ovelha (por cima da Lagoa)
Subida até ao "Santa Maria"

Estrada entre o 2º o 3º túnel (sentido ascendente)


Estrada entre o 1º e o 2º túnel (sentido descendente)

Interior do 1º túnel (sentido Paul do Mar/Fajã da Ovelha)

Curva depois dos túneis (sentido descendente)

Recta antes do "Reservatório de Água"


Descida antes recta final do Paul do Mar

Fotografias: gentilmente cedidas por Xavier Figueira

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Campanha de solidariedade promovida no Paul do Mar


Numa iniciativa do Paul do Mar, quem puder contribuir para minimizar os efeitos da tragédia que assolou a Madeira, a Cesaltina Santos, está fazendo recolha de bens alimentares (enlatados de preferência), produtos de higiene e bens de primeira necessidade.
Este simples gesto, que parte do Paul do Mar, pode ajudar os nossos conterrâneos, que neste momento sofrem pelas mais variadas zonas da Madeira.
Todos os interessados, podem contribuir com um pequeno produto, entregando-o até o próximo Sábado (27.02.2010).
Contribuir para uma boa causa, é a nossa missão.

Paul do Mar terá nova lota com dinheiro da Europa


MADEIRA JÁ APROVOU 15% DAS VERBAS DO FUNDO DE PESCA.
Embora a Região tenha vindo a ser fortemente penalizada por um atraso muito significativo na aprovação dos regulamentos do Fundo Europeu de Pesca (FEP), um programa nacional em que a Região tem acesso às medidas e aos incentivos até ao montante de 10 milhões de euros, o DIÁRIO sabe que nas últimas semanas já foram aprovadas as primeiras candidaturas.
De acordo com a informação que foi possível recolher, nestas primeiras reuniões foram analisadas duas dezenas de projectos, entre as quais dois projectos de modernização de embarcações da frota regional, que mereceram aprovação.
Nesta primeira reunião foram atribuídos subsídios ao abate, já que a União Europeia proibiu o apoio financeiro à construção de novas embarcações, pois os Estados membros e as regiões estão impedidas de aumentar a capacidade das suas frotas, medida que visa garantir uma adequada gestão dos recursos piscícolas.
Os projectos já aprovados afectam 1,5 milhões de euros, ou seja 15% do 'envelope financeiro' que a União Europeia, através do Governo da República, atribuiu à Madeira.
Boa novidade é o facto da Região estar a elaborar uma candidatura ao FEP para a construção da nova Lota do Paul do Mar, uma das mais antigas aspirações da comunidade piscatória local e que se reveste de grande interesse no apoio a toda a frota da costa oeste, pois as descargas de pescado só podem ser feitas na Madalena do Mar, onde o cais não oferece grande abrigo.
Considerando que o FEP destina incentivos a um restrito grupo de infra-estruturas e actividades, o Governo Regional está apostado em gerir o 'envelope financeiro' de modo a garantir apoios à edificação do novo entreposto frigorífico a instalar no futuro porto de pesca de Câmara de Lobos, bem como de outras infra-estruturas necessárias.

Apoios da UE muito apertados
Obrigada a executar uma parte substantiva dos incentivos durante os três primeiros anos do actual quadro comunitário, a Madeira poderá aprovar candidaturas que traduzam os propósitos da Política Comum da Pesca, ou seja a exploração dos recursos aquáticos vivos em condições necessárias de sustentabilidade no plano económico, ambiental e social, promovendo um equilíbrio sustentável entre os recursos e a capacidade da frota comunitária, admitindo a União Europeia o reforço da competitividade das estruturas de exploração e o desenvolvimento de empresas economicamente viáveis no sector das pescas.Todos os projectos que favoreçam a protecção do ambiente e dos recursos naturais poderão ser apoiados, bem como as que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas zonas marinhas, lacustres e costeiras em que são exercidas actividades de pesca e de aquicultura.Também são elegíveis os projectos que valorizem os recursos humanos e a igualdade entre homens e mulheres no desenvolvimento do sector das pescas e das zonas costeiras de pesca.

Nova facilidade
A Madeira não terá qualquer benefício da aprovação de um decreto do Governo da República que pretende simplificar o acesso a financiamentos da União Europeia por parte dos pescadores. O decreto irá permitir que transitem para o PROMAR as candidaturas aprovadas no âmbito do terceiro quadro comunitário de apoio e que não puderam ser objecto de decisão final de concessão de apoio por insuficiência de dotação financeira nesse programa. Recorde-se que no caso da Madeira todas as candidaturas aprovadas tinham financiamento garantido.
Fonte: Diário (20.02.2010)/Miguel Torres Cunha

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Temporal no Paul do Mar (Vídeo 20.02.2010)

Imagens do temporal no Funchal





Fotografias: Paulo Abreu

Ajudem a Madeira


Recebido por via mail ".... Como trabalho directamente para a Câmara Municipal do Funchal, solicito a todas as pessoas que tenham roupas, sapatos, meias, etc, que não usem ou necessitem se puderem colaborar avisando-me por mail ou telefone, para desta forma ajudarmos as múltiplas pessoas destroçadas pelo temporal que chegam até nós sem qualquer peça de roupa, com crianças sem nada cheias de lama enfim situações lamentáveis e muito tristes.
O meu telemóvel é o seguinte: 96 6481638

Mail:
dennysmartins@netmadeira.com

Obrigado a todos."

Mau tempo na Madeira (UMa - Universidade da Madeira)





Fotografias: Carlos Francisco

Mau tempo na Madeira (Funchal - Queda da estrada 31 de Janeiro)

O temporal no Paul do Mar (20.02.2010)


Temporal não teve graves consequências no Paul do Mar

O temporal que atingiu a Madeira, não provocou grandes prejuízos no Paul do Mar. Se este blog servir de elo de ligação para a diáspora pauleira, podem estar descansados que as imagens de chegou até vós (via televisão ou Internet), no Paul do Mar, tudo foi muito calmo.
O único problema, foi as falhas nas comunicações, telefones, telemóveis net.
Brevemente, vou disponibilizar algumas fotografias.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Agenda desportiva

Sábado - 20.02.2010
Campeonato Regional Infantis Futebol 7
10:30
Estrela "A" vs Andorinha "A"
Estrela "B" vs Andorinha "B"

Domingo - 21.02.2010
Campeonato Regional Iniciados Série "D" (3ª fase)
10:30
Estrela vs Santacruzense
17:00
Jardim do Mar

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Este blog tem mais uma seguidora

Este blog tem mais uma seguidora: Lene Correia. Obrigado!
Neste momento são 15 seguidores, gostaria de aumentar este número. Conto convosco.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Os efeitos dos temporais




Já decorrem a alguns dias, a limpeza da varadouro do Paul do Mar. Aproveitando a oportunidade, estão fazendo uma retirada de calhau na ribeira da Cova, não permitindo que o mesmo seja levado para o varadouro, pela agitação marítima.
Está é uma das muitas causas dos temporais que têm assolado a nossa freguesia. De facto esta madrugada (18/02/2010), o Paul do Mar, foi fustigado por ventos fortes e chuva, que provocaram algumas derrocadas, não permitindo que houvesse transportes públicos.
O derrube de bananeiras; contentores de lixo arrastado para a via pública, queda de ramos de árvores, foram os danos mais visíveis, num dia verdadeiramente invernal.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Nem só do "tacho" vive o Homem....

Por falta de notícias - mas mesmo na brincadeira - vou responder a este comentário: "misturar partidos políticos com o blogue é uma ideia de génio! Cuidadinho senhor Paulo, se não ainda perde o Tacho!" deixado no post " Ruben Spínola eleito vice-presidente do Núcleo JSD/Paul do Mar.
Tenho a certeza (!) que não está bem informado, porque eu não tenho nenhum "tacho".
Aliás, existem três coisas que gosto muito: do SLBenfica, da política e do Paul do Mar, disto não abdico.
O que tenho são duas funções: vice-presidente do Comissão Política do PSD/Paul do Mar e Presidente da Assembleia Geral da Casa do Povo, mas tudo à "borlex"....
PS: O conteúdo deste comentário é muito "suspeito".

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Tempestade no Paul do Mar (15.02.2010)








Fotos: Luís Encarnação