domingo, 28 de fevereiro de 2010

Solidariedade com a Madeira


A lista das contas solidárias e respectivos números de identificação bancária (NIB):

‘BES Madeira Solidário’: NIB 000700000083428293623
‘Conta Santander Totta Solidariedade com a Madeira’: NIB 001800032271378802021
‘Conta Banif Solidariedade Com as Vítimas da Madeira’: NIB 003800405007007077111
‘Solidariedade BBVA – Colabore com a Madeira’: NIB 001900010020018168915
‘Millennium BCP Vítimas do Temporal da Madeira’: NIB 003300000025125124405
‘Barclays Conta Madeira’, 003204700020325226041
A Cáritas do Funchal (que continua a recolher roupas, alimentos e mobílias) abriu uma conta no Banif para a qual podem ser canalizados donativos. O número é 1626371377, NIB 003800011626371377113.
Foi criada uma outra conta no Banif, com s designação “Fundo de Apoio à Reestruturação da Madeira”, com o NIB 003800011986711677151.
A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais criaram uma conta no Santander Totta para recolher donativos para a família do bombeiro falecido, bem como a todos os familiares dos bombeiros da Madeira. O número da conta SNBP é 36062870003.
A PT e a TMN lançaram uma campanha no âmbito da qual estão disponíveis duas linhas de apoio, cujos donativos revertem a favor da Cáritas do Funchal. Cada SMS enviado para o número 61906 apresenta o valor de 60 cêntimos (+ IVA) e cada chamada realizada apresenta o valor de 60 cêntimos (+ IVA).

sábado, 27 de fevereiro de 2010

O sol volta a brilhar no Paul do Mar


Apoios à agricultura


A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais informa as instituições e os agricultores, em particular, que se mantém aberto o procedimento, já em curso desde Dezembro do ano passado, para a recolha de prejuízos na agricultura face ao mau tempo que tem assolado a Madeira.Nesse sentido, os interessados devem dirigir-se aos locais já em funcionamento. São eles, o Mercado Abastecedor do Funchal (CAPA), os centros de abastecimento agrícola de Santana, dos Prazeres, da Santa, da Ponta do Sol e dos Canhas e o Centro de Formação Agrária de São Vicente.
Fonte: Diário
Obs. Para algma informação complementar, entrar em contacto com a Presidente da Casa do Povo local

Calheta contabiliza prejuízos de 4 milhões de euros


Só em infra-estruturas públicas afectadas pelo temporal do último fim-de-semana os prejuízos no concelho da Calheta ascendem os 4 milhões de euros. Manuel Baeta ao DIÁRIO referiu a que a estrada de acesso ao Jardim do Mar ainda encerrada devido à ocorrência de "quatro grandes derrocadas", poderá estar de novo transitável em "princípio no sábado". "Deslocalizamos quatro máquinas a trabalhar lá e estamos a trabalhar à força toda a limpar". Uma dessas, disse estar no cimo da escarpa derrubando algumas pedras e terras mais instáveis. O autarca calhetense, afirmou não ter dados de pessoas desaparecidas, no entanto lamentou a morte de três vítimas decorrente da tempestade. Manuel Baeta disse estar de acordo com os sucessivos pedidos de uma alternativa mais segura entre o Jardim do Mar e o Estreito da Calheta. Garantiu estar sensível a essa aspiração, sublinhando ter feito sentir esse desejo ao Executivo do Governo Regional.
Jardineiros e Pauleiros há muito que reivindicam uma obra em túnel entre ambas as povoações. Consideram que outra ligação entre Paul do Mar e a Fajã da Ovelha não oferece as mínimas condições de circulação viária. Baeta confirma estar ao lado dos populares e gostaria antes mesmo de finalizar o mandato de ver a obra inaugurada.
Fonte:
Diário/Victor Hugo

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Paul e Jardim do Mar tão perto e tão longe

População pede ao Governo Regional que retome a ideia de ligação em túnel

A população do Paul do Mar e do Jardim do Mar viveram horas de tormento, depois da intempérie de sábado. A chuva começou a cair com muita intensidade na madrugada de sábado e só parou pelas 10 horas, abrindo passagem por caminhos onde a água já não passava há mais de 60 anos.
As duas portas de entrada e saída para as freguesias ficaram bloqueadas por uma série de derrocadas. Para o lado do Estreito da Calheta, quatro deslizamentos de terra e pedra tornam ainda hoje impossível a circulação de veículos. A solução foi abrir caminho pela antiga estrada, a partir da Fajã da Ovelha, por entre muita lama e pedra.
Porém, se muitos já consideravam esta estrada perigosa, agora o medo é redobrado. É que as escarpas estão saturadas de água e a ameaça de queda de pedras faz tremer, literalmente, quem por ali é agora obrigado a passar. Um comerciante, em declarações ao JM, queixava-se mesmo do facto de, desde sábado para cá, apenas ter recebido stock por parte de uma empresa de abastecimento de bebidas. «O resto, ninguém telefona ou dá explicações», lamenta Elvio Fontes, que a medo, lá vai arriscando subir a estrada no seu carro para poder apetrechar o seu bar.
«Sou médico e tenho passado com muito receio», confessa também Justino Abreu Santos. «A estrada está em péssimas condições», insiste este médico que, duas vezes por semana, lá tem de subir a antiga estrada para se deslocar à Ponta do Pargo. Ainda assim, assume que o perigo espreita mais vezes do lado do Jardim do Mar. «Cai pedras muito maiores», justificou.
Ao JM, aproveita para deixar um lamento pelo facto de nenhuma entidade responsável se ter deslocado, ainda, ao Paul. «Seria importante. Dizer que não se sabia, ao fim de cinco dias, que a estrada estava interrompida é uma coisa que não aceito», complementou, lembrando que a freguesia esteve completamente cortada durante dois dias.
As crianças do Paul e Jardim do Mar que frequentam os estabelecimentos de ensino secundários fora das freguesias também estão impedidas de assistir às aulas, pois o transporte escolar tarda em chegar. Já as escolas primárias têm funcionado bem, à excepção do pessoal docente. «Têm um grande receio da estrada porque ela mete mesmo um respeito enorme», diz-nos Hélder Rogério, director da Escola Básica do 1.º Ciclo do Paúl do Mar.
Situações que levam os populares a solicitar a concretização rápida da ligação em túnel entre a Ribeira Grande e o Jardim do Mar, que já fez parte dos planos do Governo Regional. Questionado sobre esta questão, Manuel Baeta, o autarca local, concorda que seria o ideal. «É uma estrada que está sempre condicionada todo o ano, mesmo no verão. Acho que as populações têm razão e eu próprio assumo isso. É prioritário um túnel para o Jardim do Mar», disse (....)

Estradas que se encontram encerradas‏


Conceição Estudante revelou ainda as estradas que se encontram encerradas: Caminho dos Pretos; Ponta Delgada - Boaventura; Madalena do Mar - Ponta do Sol, Serra d'Água - Meia Légua, Boca da Encumeada - Estanquinhos, Sítio da Santinha - Ponte, acesso Jardim do Mar - Estreito da Calheta, Ribeira da Tabua, Lugar da Ribeira - Campanário. Relativamente às Viaexpresso estão encerradas Ribeira Brava - Meia Légua, Cancela - Nó Eiras, Serra d'Água - túnel Sacramento e acesso ao Paul do Mar. Ainda da Vialitoral está encerrada a estrada Luso-Brasileira - Pestana Júnior.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O estado da ER 223 entre o Jardim do Mar/Estreito da Calheta








Fotografias: Desconheço o autor das fotografias, por as mesmas terem sido enviadas por mail.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

As estradas de acesso ao Paul do Mar (no dia 23.02.2010)


Estrada entre o Jardim do Mar - Estreito da Calheta

Estrada ligação à Fajã da Ovelha (por cima da Lagoa)
Subida até ao "Santa Maria"

Estrada entre o 2º o 3º túnel (sentido ascendente)


Estrada entre o 1º e o 2º túnel (sentido descendente)

Interior do 1º túnel (sentido Paul do Mar/Fajã da Ovelha)

Curva depois dos túneis (sentido descendente)

Recta antes do "Reservatório de Água"


Descida antes recta final do Paul do Mar

Fotografias: gentilmente cedidas por Xavier Figueira

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Campanha de solidariedade promovida no Paul do Mar


Numa iniciativa do Paul do Mar, quem puder contribuir para minimizar os efeitos da tragédia que assolou a Madeira, a Cesaltina Santos, está fazendo recolha de bens alimentares (enlatados de preferência), produtos de higiene e bens de primeira necessidade.
Este simples gesto, que parte do Paul do Mar, pode ajudar os nossos conterrâneos, que neste momento sofrem pelas mais variadas zonas da Madeira.
Todos os interessados, podem contribuir com um pequeno produto, entregando-o até o próximo Sábado (27.02.2010).
Contribuir para uma boa causa, é a nossa missão.

Paul do Mar terá nova lota com dinheiro da Europa


MADEIRA JÁ APROVOU 15% DAS VERBAS DO FUNDO DE PESCA.
Embora a Região tenha vindo a ser fortemente penalizada por um atraso muito significativo na aprovação dos regulamentos do Fundo Europeu de Pesca (FEP), um programa nacional em que a Região tem acesso às medidas e aos incentivos até ao montante de 10 milhões de euros, o DIÁRIO sabe que nas últimas semanas já foram aprovadas as primeiras candidaturas.
De acordo com a informação que foi possível recolher, nestas primeiras reuniões foram analisadas duas dezenas de projectos, entre as quais dois projectos de modernização de embarcações da frota regional, que mereceram aprovação.
Nesta primeira reunião foram atribuídos subsídios ao abate, já que a União Europeia proibiu o apoio financeiro à construção de novas embarcações, pois os Estados membros e as regiões estão impedidas de aumentar a capacidade das suas frotas, medida que visa garantir uma adequada gestão dos recursos piscícolas.
Os projectos já aprovados afectam 1,5 milhões de euros, ou seja 15% do 'envelope financeiro' que a União Europeia, através do Governo da República, atribuiu à Madeira.
Boa novidade é o facto da Região estar a elaborar uma candidatura ao FEP para a construção da nova Lota do Paul do Mar, uma das mais antigas aspirações da comunidade piscatória local e que se reveste de grande interesse no apoio a toda a frota da costa oeste, pois as descargas de pescado só podem ser feitas na Madalena do Mar, onde o cais não oferece grande abrigo.
Considerando que o FEP destina incentivos a um restrito grupo de infra-estruturas e actividades, o Governo Regional está apostado em gerir o 'envelope financeiro' de modo a garantir apoios à edificação do novo entreposto frigorífico a instalar no futuro porto de pesca de Câmara de Lobos, bem como de outras infra-estruturas necessárias.

Apoios da UE muito apertados
Obrigada a executar uma parte substantiva dos incentivos durante os três primeiros anos do actual quadro comunitário, a Madeira poderá aprovar candidaturas que traduzam os propósitos da Política Comum da Pesca, ou seja a exploração dos recursos aquáticos vivos em condições necessárias de sustentabilidade no plano económico, ambiental e social, promovendo um equilíbrio sustentável entre os recursos e a capacidade da frota comunitária, admitindo a União Europeia o reforço da competitividade das estruturas de exploração e o desenvolvimento de empresas economicamente viáveis no sector das pescas.Todos os projectos que favoreçam a protecção do ambiente e dos recursos naturais poderão ser apoiados, bem como as que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas zonas marinhas, lacustres e costeiras em que são exercidas actividades de pesca e de aquicultura.Também são elegíveis os projectos que valorizem os recursos humanos e a igualdade entre homens e mulheres no desenvolvimento do sector das pescas e das zonas costeiras de pesca.

Nova facilidade
A Madeira não terá qualquer benefício da aprovação de um decreto do Governo da República que pretende simplificar o acesso a financiamentos da União Europeia por parte dos pescadores. O decreto irá permitir que transitem para o PROMAR as candidaturas aprovadas no âmbito do terceiro quadro comunitário de apoio e que não puderam ser objecto de decisão final de concessão de apoio por insuficiência de dotação financeira nesse programa. Recorde-se que no caso da Madeira todas as candidaturas aprovadas tinham financiamento garantido.
Fonte: Diário (20.02.2010)/Miguel Torres Cunha

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Temporal no Paul do Mar (Vídeo 20.02.2010)

Imagens do temporal no Funchal





Fotografias: Paulo Abreu

Ajudem a Madeira


Recebido por via mail ".... Como trabalho directamente para a Câmara Municipal do Funchal, solicito a todas as pessoas que tenham roupas, sapatos, meias, etc, que não usem ou necessitem se puderem colaborar avisando-me por mail ou telefone, para desta forma ajudarmos as múltiplas pessoas destroçadas pelo temporal que chegam até nós sem qualquer peça de roupa, com crianças sem nada cheias de lama enfim situações lamentáveis e muito tristes.
O meu telemóvel é o seguinte: 96 6481638

Mail:
dennysmartins@netmadeira.com

Obrigado a todos."

Mau tempo na Madeira (UMa - Universidade da Madeira)





Fotografias: Carlos Francisco

Mau tempo na Madeira (Funchal - Queda da estrada 31 de Janeiro)

O temporal no Paul do Mar (20.02.2010)


Temporal não teve graves consequências no Paul do Mar

O temporal que atingiu a Madeira, não provocou grandes prejuízos no Paul do Mar. Se este blog servir de elo de ligação para a diáspora pauleira, podem estar descansados que as imagens de chegou até vós (via televisão ou Internet), no Paul do Mar, tudo foi muito calmo.
O único problema, foi as falhas nas comunicações, telefones, telemóveis net.
Brevemente, vou disponibilizar algumas fotografias.