quarta-feira, 30 de junho de 2010

Desemprego vai baixar

Foram ontem entregues certificados a 68 formandos da Calheta. Ciclo de Boas Práticas na Procura Activa de Emprego, Inglês Prático para a Hotelaria e Restauração e Iniciação à Informática foram as acções ministradas.

”O secretário regional dos Recursos Humanos garantiu, ontem, que há uma boa perspectiva de que o desemprego registado na Madeira continue a baixar.Para Brazão de Castro, trata-se de “um sinal de dinamismo da nossa economia e de que as medidas activas que se estão a desenvolver para combater o desemprego são boas medidas, de sucesso”.
A contribuir para esta situação, estão as ofertas de emprego que surgem e o número de colocados. O governante falava na Calheta onde presidiu à entrega de certificados a 68 formandos do concelho, que participaram em diferentes acções, ministradas na Casa do Povo local.
Ciclo de Boas Práticas na Procura Activa de Emprego, Inglês Prático para a Hotelaria e Restauração e Iniciação à Informática foram as acções ministradas.
Estas acções de formação para adultos desempregados e activos visam melhorar as competências profissionais da população adulta do concelho da Calheta, as quais têm contado com o apoio do Instituto de Emprego da Madeira.
Na oportunidade, o governante procurou desmistificar as críticas feitas pela oposição tendo em conta que os “números do desemprego na Madeira são bem mais favoráveis do que os números do desemprego no nosso país e até na Europa”.
Sobre o facto de afirmarem que os números estão “errados”, Brazão de Castro sublinhou que “a oposição esquece-se que quem determina esses números é a mesma entidade que apura os números para a Madeira, para o continente e para os Açores, seguindo os mesmos critérios aos que são seguidos na UE”.
Por esta razão, sustentou, “é que se pode fazer uma comparação da taxa de desemprego da Madeira, Açores e continente ou do nosso país com a taxa de França ou outros países da UE porque são critérios compatíveis”.
Contudo, afirmou que o facto da taxa de desemprego na RAM ser “bem mais favorável do que aquela que existe em termos nacionais, não quer dizer que se está melhor” porque “bastava que houvesse um só desempregado para que houvesse preocupação nossa”.
O responsável pela pasta do Emprego garantiu que “o que é possível fazer para combater o desemprego está a ser feito por nós”.Nuno Maciel, presidente da Casa do Povo da Calheta sublinhou a importância da formação porque “traduz-se numa atitude pessoal de não acomodação”, de “ir ao encontro de outras soluções que possam contribuir para a qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e profissional”.

Fonte: Jonal da Madeira - Élia Freitas/Vera Luza

terça-feira, 29 de junho de 2010

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mensagem de agradecimento aos fãs

A declaração que faltava!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

quinta-feira, 24 de junho de 2010

domingo, 20 de junho de 2010

Portugal vs Coreia do Norte


Amanhã às 12:30, vamos ver se a Jabulani é "amiga" de Portugal.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O cachecol do Paul do Mar




Já estão disponíveis os cachecóis do Paul do Mar.

terça-feira, 15 de junho de 2010

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Cubos de betão no mar do Paul põem banhistas em risco



A 'presença' de vários cubos antifer junto ao cais de acesso ao mar, na praia da Ribeira das Galinhas, tem gerado algum protesto entre a população e os veraneantes que se deslocam ao Paul do Mar.
Os banhistas alertam para o perigo, mas tanto a Junta de Freguesia como a Câmara Municipal da Calheta remetem a responsabilidade de remoção dos cubos antifer para a Secretária Regional do Equipamento Social.
"Já avisamos a Câmara... Há dias, alguém até escreveu umas coisas a vermelho nas rochas, mas os homens da Câmara foram lá e taparam com spray", afirma Emanuel Baptista, presidente da Junta de Freguesia do Paul do Mar (?).
Quem frequenta habitualmente a praia da Ribeira das Galinhas confirma uma mensagem escrita sobre as rochas a alertar para "perigo de vida".
A Junta de Freguesia do Paul, apesar de reconhecer o perigo para os banhistas, diz-se impossibilitada de agir, por falta de meios. Já o vereador do Ambiente da Câmara Municipal da Calheta atribui a responsabilidade da remoção dos blocos de cimento ao Equipamento Social.
"Nós já transmitimos isso ao Governo, uma vez que aquilo está na orla marítima é da alçada da Secretaria Regional do Equipamento Social", refere Júlio Freitas, responsável pela tutela ambiental na Câmara Municipal da Calheta.
Segundo o autarca, os cubos antifer terão sido arrastados até a praia, na sequência do mau tempo que danificou inclusive os muros de suporte da ETAR situada junto ao litoral, na sítio da Ribeira das Galinhas.
"O mar mexeu aquilo tudo, vai ser preciso recorrer a uma grua, mas pensamos que o Governo vai resolver o problema quanto antes", adiantou, esta sexta-feira, o vereador Júlio Freitas.
Pequenos incidentes sucedem-se
Até agora os incidentes ocorridos na Ribeira das Galinhas não têm suscitado grande apreensão, mas o perigo é iminente, alertam os veraneantes. "Um dia ainda alguém abre aqui a cabeça", frisa Manuel Domingos, chamando também a atenção para o facto de "o cais estar cheio de lodo".Se o mecânico tem tido "sorte" nas idas ao mar, já Ricardo Rodrigues, vendedor de automóveis, não pode dizer o mesmo. "Ontem, [sexta-feira] magoei-me um bocado no pé... a onda desceu, não reparei nos tetrápodes e foi o suficiente para eu ferir o pé", conta.
O funchalense revela-se, sobretudo, preocupado com as crianças. "Já vi miúdos a se atirarem para o mar, sem saberem o que está ali, as pessoas têm tido sorte em não se magoarem a sério", vinca.
Carla Rebolo procura, com frequência, a praia da Ribeira das Galinhas, mas esta semana também não se livrou do susto ao embater contra um dos cubos antifer. "Ia-me magoando", exclama.
A administrativa e os amigos deslocam-se deliberadamente, entre o Funchal e o Paul do Mar, para usufruir do pequeno espaço balnear cujo estado de conservação não é o desejável.
"A escada de acesso ao cais caiu por causa da ferrugem, há imenso lodo... é realmente uma pena", lamenta Carla Rebolo.
O sossego e "o bom ambiente da praia" são duas das razões que levam Marco Sá com muita frequência à Ribeira das Galinhas. O polícia lamenta, contudo, a falta de investimento no recinto.
"O acesso ao mar está realmente muito perigoso, não dá para mergulhar e o problema é que, quando a maré está baixa, as pessoas não vêem os tetrápodes e podem se magoar", enfatiza Marco Sá.

Fonte: Diário
Nota 1: Será que no Paul do Mar, há novo presidende da Junta e ninguém sabe disso?
Nota 2: No meio de tantos entrevistados, não ouviram a opinião de um pauleiro.

domingo, 13 de junho de 2010

Enquanto Portugal não entra em acção no Mundial.....

Provavelmente a melhor montagem de 2010.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vídeo mostra estádios do Mundial em 3D

O Google Earth e o Google Maps, acabam de divulgar um vídeo em que mostram a experiência de explorar, em 3D, os estádios que vão servir de palcos ao Campeonato do Mundo.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Notícias da diáspora pauleira




O Navio Escola Sagres, já chegou a San Diego, e vai participar no dia de Portugal nos EUA.
A nível desportivo, decorreu um torneio de futebol, com 12 equipas, sendo que a equipa portuguesa de San Diego (SD), dos 20 jogadores inscritos, 17 são luso descendentes.
A equipa de SD, foi eliminada, nas meias-finais, na marcação dos penaltis.
Fonte: Gorete Silva. EUA
Nota: Fico a aguardar fotografias das comemorações do Dia de Portugal em San Diego.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Escola Vasco da Gama Rodrigues, realiza acção de sensibilização


Integrado no projecto eco-escolas, a EB1/PE Vasco da Gama Rodrigues, promove hoje pelas 9:30, a limpeza da ribeira do Porto, com os alunos do 3º e 4º anos. Haverá mais iniciativas, alusivas ao Dia Mundial do Ambiente.
Nesta iniciativa ambiental, era desejável a participação dos pais, como também todos os interessados, em preservar o nosso meio ambiente.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ensaio para as marchas de São João


Decorre hoje, pelas 20:00, no Bairro da Espanha, mais um ensaio para representação da Marcha do Paul do Mar, nas festas do concelho.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Futebol de 11 (Infantis)


Quinta-feira (3.06.2010)
10:30
Torneio Complementar de Futebol 11 - Infantis
Meias-finais

Estrela da Calheta vs Marítimo

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dia Mundial da Criança na Escola Vasco da Gama Rodrigues - campanha de solidariedade

No âmbito das comemorações do "Dia Mundial da Criança", a EB1/PE Vasco da Gama Rodrigues, promove a recolha de brinquedos e/ou roupas, para oferecer a uma Instituição que acolhe crianças.