terça-feira, 14 de setembro de 2010

Reunião na EB1/PE Vasco da Gama Rodrigues

No próximo dia 15 de Setembro, pelas 09:30, realizar-se-á a reunião de pais e encarregado de educação, da EB1/PE Vasco da Gama Rodrigues.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

sábado, 11 de setembro de 2010

Última fase do 'Lonarte'


A artista japonesa Kimiko Yoshida marcou presença ontem na Calheta, na inauguração da última fase do projecto de arte pública 'Lonarte', que movimentou a promenade da praia durante o Verão. Kimiko é uma das participantes nesta iniciativa, a par da norueguesa Lisbeth Nilsen, de Araci Tanan, do Brasil, de Robert Brandy (Luxemburgo), Daniela Ribeiro (Moçambique), de João Moniz e João Fonte Santa (artistas continentais) e dos madeirenses Duarte Encarnação e Rute Pereira.
O vice-presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, enfatizou ao DIÁRIO o "sucesso" do Lonarte.
"Penso que os principais objectivos foram conseguidos. Conseguimos trazer a arte até às pessoas, e também angariar alguma verba para a área social da Câmara (...). Tivemos grandes artistas a participar, regionais, nacionais e internacionais de grande renome. É disso exemplo Kimiko Yoshida", disse.
Questionado sobre se a iniciativa do Lonarte (coordenada por Luís Guilherme de Nóbrega) foi efectivamente compreendida pela população, Carlos Teles admitiu saber que "é muito difícil ainda, aqui na Madeira (e na Calheta, que não foge à regra) fazer com que as pessoas adiram à arte. Mas penso que é com este tipo de trabalho que vamos conseguir. Não é um trabalho que se faça de um dia para o outro, nem num só Verão. Mas temos de começar por algum lado". E, dos milhares de pessoas que passaram pela Calheta nesta estação estival, o nosso interlocutor está convicto de que certamente "largas centenas" repararam nas obras em exposição, e consultaram os prospectos com o currículo dos artistas e referências sobre os seus trabalhos.
"Queremos fazer da Calheta uma referência cultural", acrescentou.
Por seu turno, Kimiko Yoshida, que já expôs anteriormente na Madeira, no Centro das Artes, diz que esta participação no Lonarte "é de facto muito diferente de uma mostra individual numa galeria".
"É realmente interessante, porque a arte torna-se viva, vai ao encontro das pessoas. É uma boa ideia, uma outra forma de comunicar, de suscitar o interesse e a curiosidade das pessoas".
Kimiko Yoshida já realizou também trabalhos de arte pública: em Hasselt, na Bélgica, expôs a mesma imagem que agora apresenta na Calheta, num espaço de 100 metros quadrados em frente a um museu.
A artista japonesa, mas residente na Europa, expõe actualmente na Maison Européenne de La Photographie, em Paris, onde apresenta a mostra 'Là où je ne suis pas'.
Hoje, na Galeria dos Prazeres, pelas 19 horas, será inaugurada a exposição das obras que estiveram na génese do projecto Lonarte, ou seja, das impressões em lonas apresentadas ao público na praia calhetense; simultaneamente, será inaugurada uma exposição individual de Kimiko Yoshida, intitulada 'Painting. Self Portrait' e constituída por 13 fotografias, complementadas por um vídeo que mostra 400 auto-retratos da artista.
A empresa 'Manufactura Tapeçarias de Portalegre' fará, aliás, uma tapeçaria a partir de um trabalho da artista japonesa. Vera Fino, da MTP, esteve ontem na Calheta, disse achar o 'Lonarte' muito interessante e manifestou-se segura de que a tapeçaria resultará muito bem.
Fonte: Diário/Luís Rocha

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ferros ferem banhistas em pontão no Paul do Mar


Apesar dos alertas sobre os perigos 'camuflados' no pontão existente junto à pequena praia da Ribeira das Galinhas, na freguesia do Paul do Mar, e porque a situação ainda foi devidamente resolvida pelas entidades competentes, no último fim-de-semana duas crianças que ali desfrutavam de um dia de praia, acabaram por ficar feridas na sequência das brincadeiras que realizavam junto ao mar.
Uma menina sofreu um corte numa mão enquanto que um rapaz ficou ferido num pé. Este último teve mesmo de ser encaminhado aos serviços de saúde, tendo sido suturado com 18 pontos para fechar o corte provocado por um dos ferros.
O perigo representado pelos ferros já foi objecto de notícia nestas páginas este ano. O primeiro alerta surgiu em Abril, por altura das férias da Páscoa. Como a situação manteve-se praticamente inalterada, em Julho esta problemática voltou a ter 'eco', mas de igual modo o perigo não foi sanado.
Apesar da situação fazer perigar todos os banhistas que utilizam este espaço, são sobretudo as crianças e os jovens os que mais estão em risco, pois arriscam mais nas brincadeiras de praia e assim estão mais expostos a ferimentos provocados pelos ferros. O que se veio a comprovar este fim-de-semana.
Ainda neste pontão, as escadas de acesso ao mar estão demasiado espaçadas, dificultando o normal e seguro acesso dos banhistas. Mais uma situação a rever por quem de direito.
Fonte: Diário / Orlando Drumond

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Família grita por justiça


Consternação e 'sede' de vingança. Estes são os sentimentos que reinavam no Paul do Mar, ontem, sobretudo entre os familiares, amigos e conhecidos da mulher natural da freguesia que, no dia anterior, foi assassinada pelo próprio marido, na casa onde residiam, na freguesia dos Canhas, na Ponta do Sol.
Entre a impotência de já nada poderem fazer para alterar o infeliz destino desta ainda jovem mãe de 33 anos, e a revolta de não conseguirem eles próprios 'fazerem de sua justiça' perante o autor confesso deste homicídio, os 'pauleiros' ficaram também muito abalados com os contornos deste crime hediondo.
Isto porque tudo indicia que os dois filhos menores assistiram a tão bárbaro acto. A família da vítima acredita que a criança mais nova estaria mesmo ao colo da mãe, quando esta foi violentada pelo marido e pai do bebé. Isto porque o pequenino apresenta um hematoma na parte superior da face e escoriações nas costas, que se presume, tenham sido provocadas durante o violento episódio que consumou o crime.

Para já, as três crianças estão no Paul do Mar à guarda da família materna, que recusa sequer outra solução que não seja a tutela dos mesmos. Os dois mais velhos (de seis e três anos) estão agora com as tias, na casa da mãe, enquanto que a criança com pouco mais de um ano de idade, por ter particular apego ao avô, vai ficar em casa deste, na companhia de uma tia-avó que partilha a mesma habitação.
De resto, toda a restante família promete entreajuda para ajudar a cuidar das crianças, declinando sequer a hipótese das mesmas poderem ser deslocadas para a Madalena do Mar, para junto de familiares paternos.

"Ele é um monstro"
"Ele é um monstro, não é um ser humano. É de um selvagem o que fez, ainda por cima para deixar três filhos menores no Mundo sem mãe", lamentou o pai da vítima. Ainda muito abalado com o sucedido, Manuel Silva, de 58 anos, confessa ser "muito difícil de acreditar" que um acto tão tresloucado tenha roubado a vida à filha, "uma mulher jovem e cheia de saúde".
Pescador de profissão, Manuel ausentou-se de casa na madrugada de domingo para segunda-feira, para, como habitualmente, ir para a faina ao largo da costa do Paul. A filha ficara a descansar até de manhã, antes de ausentar-se para ir trabalhar para os Canhas, onde desempenhava funções de auxiliar de educação num infantário local. Aquela noite fora a última que vira Sílvia com vida. Regressou do mar ao início da tarde, pouco antes de receber a notícia que lhe caiu que nem uma bomba.
Destroçado com a verdade dura e crua que lhe bateu à porta, Manuel até ontem não mais 'pregou olho'. Nem sequer à noite conseguiu dormir, tentando recusar acreditar em tamanha malvadez.
Confirma que, no sábado à noite, a filha e os seus três filhos lhe apareceram em casa, porque entretanto haviam abandonado a residência onde viviam nos Canhas, na sequência de uma forte discussão. Conta ainda que no dia seguinte (domingo), o genro, com o qual o sogro garante nunca ter falado e poucas vezes o ter visto, esteve no Paul do Mar, mas de forma fugaz.
Agora mais do que nunca, há um profundo sentimento de ódio para com o autor confesso do crime. "É melhor nem o ver, porque se o vejo nem sei daquilo que serei capaz", diz revoltado.

Revolta e muita dor
Quem também não calou a sua revolta foi Sofia Rodrigues, tia da vítima. "Ele não devia ir para a prisão. Ele devia era ser morto de forma igual". Esta é de resto a 'sentença' desejada no seio da família da malograda Sílvia, que acredita que tudo fora previamente "planeado".
Espera, agora que o criminoso tenha aquilo que merece, manifestando sem rodeios que o mesmo possa ter um fim tão ou mais doloroso do que aquele que infligiu à sua própria esposa. Entre a dor e o ódio, esta familiar garante que "se ele se enforcasse, eu ponha o rádio à força toda".
O crime passional dominou as conversas, não só, mas sobretudo na pitoresca freguesia costeira do Concelho da Calheta. Aquando da nossa reportagem, ontem à porta da casa do pai, aquela onde Sílvia Silva passou as duas últimas noites, antes do trágico desfecho, em poucos minutos diversos familiares, amigos e conhecidos juntaram-se numa roda viva para expressarem a sua revolta pelo bárbaro crime que deixa três crianças órfãs de mãe e com o pai na cadeia.
Uma irmã da vítima confirmou que "ultimamente já tinha ocorrido algumas desavenças" entre o casal, mas que esta fora "a primeira vez que ela saiu de casa". O pior desta contenda familiar estava contudo para vir, e terá sido consumado ao início da tarde de segunda-feira. "Apesar de tantas ameaças, nunca pensamos que chegaria a este ponto", admitiu a irmã mais nova.
Outra familiar mais idosa também opinou que a verdadeira justiça era um 'ajuste de contas' na mesma moeda, acrescentando ainda frases muito acaloradas.
Enquanto isso, alguém no grupo alertava igualmente para eventuais consequências futuras. "Ele devia era ser morto. Não é só ser preso, porque assim daqui a alguns anos ele sai e ainda ri-se da gente. Ou pior, ainda tenta fazer a vida negra às cunhadas ou fazer o mesmo que fez à mulher, aos filhos", advertiu.

"Se era aqui (Paul), ele não dava"
Conhecidos pelo seu forte sentimento bairrista, os 'pauleiros' não fazem por menos, sobretudo quando em causa estão aqueles que são naturais da freguesia. "Se era aqui ele não dava. Até podia dar a primeira, mas a segunda já não dava", garantiu um residente local, reunindo a pronta concordância de todos os presentes.
O facto do autor confesso deste crime já ter alegadamente estado envolvido num acidente de viação que acabou por vitimar uma pessoa, faz agora reforçar os pensamentos dos pauleiros. "Ele já tinha estado envolvido num acidente que matou um rapaz de bicicleta", lembrou um dos presentes, que reclama agora por justiça.
"Só haverá verdadeira justiça se fizerem com ele o mesmo que ele fez a ela. Não é na prisão, porque a vida dela já ninguém a dá. Por isso deve pagar pelo que fez, e não daqui a uns anos andar por aí como se nada tivesse acontecido", concretizou.
Fonte: Diário/ Orlando Drumond

terça-feira, 7 de setembro de 2010

A estatística do blog

Esta informação disponibilizada pelo "Blogger", apresenta-se como uma ferramenta de trabalho, onde posso obter diversos parâmetros (as zonas onde o blog é mais visitado, números de páginas visitadas), etc.

sábado, 4 de setembro de 2010

Aniversário da Banda Municipal Paulense

Parabéns à Banda Municipal Paulense, pela passagem do seu 136º aniversário. Esta é a mais antiga instituição cultural do concelho, como também um das mais antigas da Madeira.
Para saber as actividades da banda, visite este blog

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

IPTV


Eu já tenho IPTV da Meo. Um serviço que apresenta muitas novidades e funcionalidades interactivas.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mais uma.....

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Uma imagem vale mais que mil palavras

Curiosamente esta foi a última fotografia do jogo de ontem. É assim MS, esta imagem expressa bem a tua garra.

domingo, 29 de agosto de 2010

sábado, 28 de agosto de 2010

Jogo de futebol Paul do Mar vs "Argentina"


CAMPO MUNICIPAL DO PAUL DO MAR

Domingo - 29 de Agosto de 2010 às 17:00

Paul do Mar vs "Argentina"



Os 18 convocados:

Nuno

Martinho

César

Estêvão

Mica

Anselmo

Juve

Vitor

Elson

Jonh Vari

Lori

Marlon Faria

William

André

Gustavo

Danny

Dino

Élvis



Nota: Jogo de angariação de fundos para a equipa de futebol do Paul do Mar.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A procissão da festa do Senhor


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A Banda Municipal Paulense