segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Reflexão sobre a OPV à "Espanha"

Em relação ao assunto de momento sobre a "venda" do bairro social, obviamente que tenho um opinião, não só pessoal mas como política.
Concordo perfeitamente com a proposta da CM Calheta. Agora estou convicto que esta "Operação Pública de Venda" (OPV), não terá sucesso.
Existem residentes no bairro que não têm capacidade financeira para adquirir as suas habitações, mas existe pessoas que o problema não se coloca. Será muito mais cómodo pagar mensalmente 20€ ou 25€ à CM Calheta, que pagar juros a uma instituição bancária.
Concordo que esta situação seja opcional. No entanto, por princípios de justiça social, é necessário alertar certas mentes que não podem viver sempre à custa da Câmara.
Sugeria que fosse feito um levantamento a todos os casos, para que as as pessoas idosas quando falecem os familiares não "ocupem" essas habitações como fossem suas. Já aconteceu e se não for tomadas medidas voltará a acontecer de certeza.
Nunca é de mais realçar, que no Paul do Mar, existem pessoas com carências habitacionais. Esses fogos que iam vagando serviriam para tais situações.
Existe um certo sentimento de "revolta" porque as antigas casas eram suas! Verdade. Mas nunca esquecer que o novo bairro deu-lhes outras condições de nunca teriam na "Espanha" antiga.
As rendas que pagam - segundo o que consta-, são as mais baixas da Madeira, se calhar nem em 50 anos conseguem amortizar essa dívida à Câmara da Calheta.
Para finalizar este artigo deixo um desafio: Quem não paga renda durante vários meses à autarquia o que fazer?

1 comentário:

Anónimo disse...

Li a tua tese e respeito o teu ponto de vista.. afinal de contas e' a tua opinião.
Tenho que dizer que em certa parte discordo com estas decisões tomadas pela Camara Municipal da Calheta. Ja foi provado que o dinheiro investido no bairro social ja foi todo recuperado atraves das mensalidades que os habitantes do mesmo pagam todos os meses. Ora se o montante que os habitantes pagaram estes ultimos anos chega ao montante que a camara disponibilizou para ser construido este bairro nao tem cabimento nem fundamento nenhum os habitantes ainda comprarem estas casas visto que estariam dando um montande elevado para a camara da calheta e so a camara a meu ver e' k sairia ganhando com isto tudo.
Se fizeres bem as contas.. e veres o montante k foi despendido para a construçao do bairro... e depois somares o k os habitantes pagaram tds os meses d renda ao longo dos anos.. veras k o valor pago pelos habitantes ainda ultrapassa o dinheiro despendido para a construçao do bairro.

p.s- Parabens pelo Blog.