O cais do Paul do Mar sempre vai ter lota. As obras devem arrancar já no início deste Verão. A nova infra-estrutura de apoio aos pescadores tem o 'senão', pelo menos atendendo à realidade actual, de vir a impedir o acesso de barcos ao varadouro pela zona mais segura desta rampa. Isto porque o equipamento será construído sobre a parte Oeste do varadouro, à entrada do actual porto de acostagem, entre a muralha do antigo cais e a parte actualmente mais profunda do varadouro. Uma realidade que impedirá o acesso das embarcações entre o varadouro e o mar, e vice-versa, na parte que oferece aos pescadores locais maiores condições de segurança. Aliás, na parte oposta do varadouro, do lado Este, tais manobras são impossíveis com a maré baixa, devido ao assoreamento que se verifica à entrada desta rampa de varagem. Seja como for, cinco anos depois das obras de ampliação do outrora cais, o Paul do Mar vai finalmente voltar a ter uma lota, desta feita equipada com equipamento de frio para conservação adequada do peixe. As obras de construção da nova infra-estrutura de apoio ao escoamento do pescado, estão previstas já para este Verão e será executada à entrada do agora molhe de abrigo. A garantia desta construção foi dada pelo próprio presidente da Junta de Freguesia local e confirmada pelo Director Regional das Pescas.
Alvo de recentes polémicas sobre a prometida mas constantemente adiada construção, a tão desejada lota no porto do Paul do Mar vai finalmente ser mesmo uma realidade num futuro próximo. Ao que o DIÁRIO apurou, estão já a ser ultimados os termos para o lançamento do concurso para posterior adjudicação da referida empreitada, perspectivando-se que a execução da mesma, que terá 10 metros de largura por 15 de comprimento, possa vir a ocorrer durante o Verão.
Previsto para Julho
Confiante, José da Silva Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia do Paul do Mar garante que "aquilo [lota] vai se fazer" e adianta inclusive que "já está previsto começar em Julho". O autarca que também foi pescador de profissão e ainda hoje dedica parte do seu tempo às lides do mar, confirma o entendimento com o Governo Regional para de uma vez por todas levar avante a tão reclamada obra, que não só é reivindicada pelos pauleiros, mas por todos os outros pescadores de outras paragens que ali aportam. "Faz falta ao Paul e tenho esperança que finalmente se concretize", sustentou. "Pediram-me um parecer sobre a lota, que entretanto já enviei ao director das Pescas. Da minha parte está tudo pronto. Agora compete a eles avançar", regista.
Esta indicação foi igualmente confirmada por Teixeira Ornelas. O Director Regional das Pescas assegurou que "será lançado em breve o concurso para a construção da lota no cais do Paul do Mar", uma infra-estrutura "com o mínimo de condições", entre as quais, "dotada com gelo".
De registar que na vitrina da Junta de Freguesia local, continua patente o projecto base da lota do Paul do Mar, que muita polémica despoletou e, ao que tudo indica, será agora concretizada.
Fonte: Diário /Orlando Drumond
Fonte: Diário /Orlando Drumond

Sem comentários:
Enviar um comentário