sexta-feira, 10 de julho de 2009

A Catedral de Santo Amaro em São Paulo - Brasil

Igreja de Santo Amaro (Paul do Mar)


Catedral de Santo Amaro (Brasil)

Nota prévia: o meu amigo Jefferson, descobriu no meu blog, que o Padroeiro do Paul do Mar é Santo Amaro. Num mail enviado, coloco-o on line, para possamos partilhar, o seu testemunho sobre a realidade de Catedral de Santo Amaro no Brasil.
Vamos, aprofundar estes contactos - e porque não-, germinar a paróquia de Santo Amaro com o Catedral de Santo Amaro no Brasil.

"(...) Fico feliz em atender meu apelo. Respondendo alguns pontos colocados por ti, não tenho parentes no Paul do Mar, mas, conhecendo seu blog e vendo as diversas manifestações culturais acerca da Festa de Santo Amaro, que também muito admiro e sou devoto e, os eventos locais da freguesia, também passei a admirar esta abençoada terra do Paul do Mar.
Tanto que, chego a sonhar em algum dia conhecer esta terra e a ti também, meu amigo. Afinal, somos devotos do mesmo padroeiro. Quero se possível for, conhecer esta Festa.
Minha história se torna comum à sua no que tange ao nosso querido Padroeiro Santo Amaro. Te explico melhor, meu amigo. Sou Paroquiano da Catedral de Santo Amaro, no Bairro de Santo Amaro, na cidade de São Paulo, aqui no Brasil. Sou Acólito e Ministro Extraordinário da Sagrada Eucaristia.
Por isso, fiquei mais que feliz, quando vi em seu blog notícias de Santo Amaro, Abade, e de Sua festa. Poucos são os lugares no mundo, que conhecem a este abençoado Santo, a não ser pelas diversas Festas criadas pelos Pauleiros pelo mundo, fato este que, muito parabenizo a vocês, meu irmão, em Deus Nosso Pai.
Nossa devoção a Santo Amaro, começa aqui em nossa Catedral. Temos uma Diocese/Catedral dedicada a ele, aqui em São Paulo, no Brasil, como te contei há pouco. Tudo começou nos idos do ano de 1560, quando um casal português - João Paes e Suzana Rodrigues - que vinha ao Brasil, estava no mar agitado em condições de naufrágio e, salvos por invocação a Santo Amaro, prometeram construir uma Capelinha a Ele.
Assim, foi construída a Igreja, que há 20 anos atrás, deixou de ser uma Igreja Matriz no bairro e passou a ser uma Catedral, sede da Diocese mas, já em outra construção, não mais aquela Capelinha pequena.
O casal, quando da construção, doou uma imagem de madeira, de Santo Amaro à comunidade, e esta imagem ainda existe, guardada em cofre-forte e, é pequenina.
Mas, aqui no Brasil, temos procurado muito outras imagens de Santo Amaro para mandarmos fazer réplicas e não a temos encontrado. Nosso propósito e dos atuais Padres que lá estão na Catedral, é de fazer Santo Amaro, Abade, mais conhecido e venerado, pois o pouco de sua história que conhecemos, de Obediência a São Bento, seguindo os passos do Senhor Jesus, já é espelho de fé e respeito ao Senhor e ao próximo.
Sou também um iniciante pesquisador sobre Santo Amaro e criei, com o apoio de outros jovens Paroquianos e nosso Padres, um Grupo Missionário, que deve se chamar futuramente: Grupo Dom Bosco - Missionários de Santo Amaro, Abade. Nossos carismas são:
1) carisma de Dom Bosco: trabalhar com a Juventude por amor a Deus e à Jesus;
2) carisma de São Francisco Xavier: trabalhar para Deus de forma Missionária, buscando servir a Deus e aos irmãos, como fez Nosso Senhor Jesus e ainda, buscando conhecer outros irmãos de outros países quando possível, para divulgar o Evangelho;
3) Carisma de Santo Amaro: viver a Obediência a Deus e aos mandamentos, e fazer Santo Amaro mais conhecido, amado e venerado, tanto no Brasil quanto em outros lugares.
Você pode, se quiser, ser nossa referência aqui no Brasil, da fé e da devoção a Santo Amaro, na Europa e pelo mundo, através dos irmãos Pauleiros. Você aceita este desafio? Sinta-se acolhido por nossos irmãos devotos de Santo Amaro aqui na Catedral e no Brasil.
Quando dei início às pesquisas físicas e pela internet há algum tempo atrás, nada consegui encontrar como fatos históricos, milagres ou, imagens Dele. E para minha surpresa, quando me deparei com seu blog e com imagens das diversas Festas dedicadas a Ele, te digo de coração, me emocionei e chorei por muitas vezes, você não consegue imaginar, meu irmão.
Amo muito a Santo Amaro, tanto que, nossa Catedral foi inaugurada num dia 14 de janeiro, Sua festa é dia 15 de janeiro e meu aniversário também é dia 14 de janeiro. Com tudo isso, logo me identifiquei com Ele e passei a admirá-lo há alguns anos já.
O motivo dessa pesquisa toda sobre a vida Dele, se dá para difundirmos mais a devoção a Ele e também, para tentarmos preparar a Festa Dele para o próximo ano, que já vem. Mas temos uma grande tristeza no momento, meu irmão. Essa nossa Catedral que eu te contei, está interditada/impedida de funcionar pois, devido à sua antiguidade, já se encontra bastante "velha" e debilitada.
Ocorre que há cerca de 2 anos atrás, algumas partes do teto dela desabou por conta de infiltrações de chuva e cupins e desde então, encontra-se fechada para restauração, que no Brasil, determinados imóveis, quando são de importância histórica, são tombados (como que se eternizados às formas em que foi construído, se você me entende) pelo poder público, e não podem simplesmente ser reformados mas, restaurados somente.
E essa restauração é muito custosa financeiramente e, atualmente, está estimada nos valores de mais de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais = quase cerca de U$ 6.000.000,00), dinheiro esse que não temos em nossa Paróquia. Estamos fazendo várias campanhas de orações pela restauração e esperando alguma ajuda do poder público, pois existem algumas leis que permitem doações por parte de empresas, para que elas depois, descontem de seu imposto de renda.
Mas toda essa fase de aprovação por parte do Governo, é muito demorada, pois desde quando houve o desabamento, estamos tentando aprovação dos papéis junto ao Governo do município, que o fez somente semana passada mas, ainda falta a autorização expressa para que as empresas que quiserem, possam aderir e obter o tícket para desconto do imposto de renda.
Portanto, peço suas orações a nosso querido Santo Amaro, para que interceda e que possamos Lhe dar de volta, Sua querida Catedral de novo. Quem sabe um dia você vem ao Brasil conhecê-la (...)
Mais uma coisa, se você puder, gostaria de ter alguns contatos de pessoas que são da Paróquia aí de Paul do Mar, inclusive o Padre, pois vou passar esses telefones, aos nossos Padres aqui da Catedral para tentarmos manter um contato, que é especial e, abençoado por Santo Amaro.
(...)
Seguem junto a esta, algumas fotos de nossa Catedral que, se você quiser resumir esta minha história e colocá-la e as fotos em seu blog, fique à vontade para fazer. Diga ao povo Pauleiro que, muito admiramos a devoção e respeito por tudo que fazem a nosso Padroeiro. Peço apenas que me avise tê-lo feito, para que eu divulgue também seu blog com nossa história aos demais Paroquianos aqui. Ficaremos todos muito felizes.
(...)
Fique sempre na Paz do Senhor Jesus, no Amor de Maria e com a Proteção de Santo Amaro, nosso Padroeiro".

Do Brasil, seu novo amigo,
Jefferson Ripi.

Fotografias: Gentilmente cedida por Jefferson Ripi

Sem comentários: