sexta-feira, 10 de julho de 2009

Paul do Mar sempre vai ter 'Festa da Lapa'

Após um interregno de quatro anos, alegadamente por motivos de diversa ordem (financeira, construções no porto de abrigo, etc.), a Casa do Povo do Paul do Mar irá novamente reeditar a 'Festa da Lapa'. A confirmação chega por intermédio da presidente da colectividade, que indica os dias 17, 18 e 19 do corrente mês para o arranque oficial do certame tradicional.
O evento tem previsto um desfile de vestidos de noiva antigos pertencentes a gente anónima da localidade e, claro está, muita animação. Tudo com o simples propósito de "reviver tempos antigos" e igualmente dinamizar a freguesia, oferecendo ao pequeno comércio outra oportunidade de poderem facturar em tempo de crise.
Mas a oferta, de acordo com Iva Abbiati, presidente da Casa do Povo, vai mais além, tudo porque está programado um leque variado de actuações recreativas. 'A noite pauleira' (dia 18) é bem o exemplo do esforço da agremiação em querer revitalizar o certame. "Será um momento aguardado com enorme expectativa, pois traz muitas recordações e que vai enaltecer a cultura da nossa terra, onde pessoas do Paul do Mar inclusivamente alguns dos nossos imigrantes vão mostrar as modas que se usaram ao longo dos anos. É um evento que envolve pessoas de todas as idades e famílias", explica.
No mesmo dia, segue-se uma hora dedicada à serenata paulense. Acompanhadas com violas e bandolins, Iva Abbitati, sublinha que "na localidade sempre despontou vozes magníficas, próprias de um povo feliz e que sempre viu na música uma oportunidade para dar largas à sua capacidade".
Se no passado a realização do cartaz não se efectuou devido a apoios de ordem financeira, desta vez foi coisa que não aconteceu, tanto que, por exemplo, a ajuda da Câmara Municipal até superou todas as expectativas: "Têm sido inexcedíveis. Tudo o que eu pedi foi dado, até muito mais daquilo que realmente estava à espera", confidencia a dirigente.
Então o que mudou? A dirigente diz não saber, muito menos ser sua função alimentar qualquer polémica sobre um assunto que "já foi muito falado". O que importa, afirma, "é o futuro".
A promessa é que haverá naturalmente muito marisco à espera dos inúmeros visitantes que em edições anteriores costumavam 'invadir' a localidade.


Destaques da programação

1º dia - 17 de Julho
18 horas - Recepção às autoridades pela Banda Municipal Paulense
19h30 - Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Calheta; Grupo de Folclore da Casa do Povo Santa Cruz; Grupo de Teatro da Casa do Povo de Santa Cruz; Grupo de Dança das Meninas do Paul do Mar ensaido por Michele; Grupo de Jovens do Atelier de Artes plásticas da Quinta Falcão com danças, palhaços e balões, e dueto de clarinete com Paulo Nunes e Filipa Garcês 23 horas - variedades: dueto irmãos cantores Diogo e Guilherme; Fabiana (8 anos, do Funchal); Eduarda Correia; 'medley' anos 60/70 Jolissa Gonçalves, Marlene Silva, Claudia Sequeira e Carolina silva00h00 - DJ Sidónio até ao fecho

2º dia - 18 de Julho
14 horas - Música ambiente
18 horas - Desfile de vestidos de noivas com recordações (Evento importante pois envolve pessoas de todas as idades e famílias)
21 horas - Banda com as marchas e músicas tradicionais do Paul do Mar
22h30 - Quinteto Paulense; música ligeira interpretada pelos cantores Vanessa, Jolissa, Duda, Diana e Fabrício; serenata paulense - cantigas acompanhadas com violas e bandolins
00h00 - DJ Sidónio até ao fecho

3º dia - 19 de Julho
19 horas - Talentos paulenses
21 horas - Concerto pop/rock apresentado por Fábio Delgado e Josefina Carreira, com as bandasWave Boys (Paul do Mar), Dark New Light (Ponta do Sol), Negative Rule (Camacha) e Coolfeel Band (Funchal); e ainda talentos da Calheta: Eduarda Correia, Claúdia Sardinha e o 'quarteto' Jolissa, Marlene, Claudia e Carolina
01h00 - Fecho.
Fonte: Diário /
V.H.

Sem comentários: