quarta-feira, 8 de julho de 2009

PSD da Calheta esperou saída de autarca do PP

A concelhia do PSD da Calheta esteve perante um dilema para encontrar novamente um candidato capaz de discutir uma vitória à Junta de Freguesia dos Prazeres. Há dois mandatos que os social-democratas não vencem aquela autarquia serrana e num momento em que praticamente todos os presidentes das Juntas de Freguesia do município têm vindo a ser indigitados para mais um mandato, a expectativa aumentou ao ponto de alguns PSD chegarem a tentar confirmar junto de Paulo Ferreira e de familiares se este iria, de facto, assumir uma nova recandidatura ou se iria desistir, como foi publicamente anunciado.
E não é para menos. As vitórias de Ferreira em 2001 e 2005 atemorizam as principais figuras do PSD do município e demais candidatos que também eles gostariam de ser presidentes da Junta, mas que olham para o actual autarca como um forte entrave no avanço claro à Junta.
É precisamente este sentimento unânime patente tanto nos militantes do PSD como nos 'populares'. Se Paulo Ferreira decidir interromper o seu percurso político, então, o caminho fica praticamente aberto para a reconquista da Junta pelos social-democratas. Caso contrário, a dificuldade aumenta e nenhum militante quererá ver o ónus de uma derrota na 'folha de serviço'. Para já a aposta social-democrata é Maurício Vieira, líder da JSD deste concelho que esteve bastante renitente em aceitar o convite. De qualquer forma, a resposta, ao que o DIÁRIO, apurou será um "sim".

Autarca do CDS diz não
Ao longo dos últimos dias, tentamos auscultar o líder da 'jota', mas foi de todo impossível. Quem, no entanto, falou ao nosso matutino foi o autarca eleito pelo CDS/PP, que confirmou não querer ser mais presidente. "Há muito que está decidido. Não aceitarei, aliás já o disse publicamente", reafirmou Paulo Ferreira. Convidado a pronunciar-se sobre as verdadeiras razões, o autarca tem resposta curiosa: "Estou a resguardar-me para ser candidato à Câmara quando o dr Alberto João Jardim sair do Governo", confidencia, sem mais nem menos. Porquê? "Porque será muito mais fácil ganhar as eleições", nessa altura explica.
Recorde-se que Paulo Ferreira já foi militante do PSD, mas por divergências com elementos social-democratas viria a concorrer pelos 'populares' à Junta de Freguesia há oito anos.

Maioria recandidata-se
Entretanto, a esmagadora maioria dos actuais presidentes da Junta da Calheta já foram convidados por Manuel Baeta para assumirem uma nova recandidatura. Neste particular, o DIÁRIO sabe que pelo menos cinco dos oito já manifestaram a vontade de continuar. Uma dúvida e uma indecisão, estão nas freguesias do Jardim e Estreito da Calheta.

Outros presidentes na Calheta
Manuel Freitas (Calheta) - Recandidato
José Manuel Paulo (Arco da Calheta) - Recandidato
José Luís Gouveia (Fajã da Ovelha) - Recandidato
Acácio Felix (Jardim do Mar) - Indeciso
José Gonçalves (Paul do Mar) - Recandidato
João Guilhermino (Ponta do Pargo) - Recandidato
Luís Jardim (Estreito da Calheta) - Dúvida.

Sem comentários: