sexta-feira, 7 de agosto de 2009

José Manuel Gonçalves Silva, regressa à sua terra natal


A Associação de Escritores da Madeira recebeu ontem a visita de José Manuel Gonçalves Silva, escritor madeirense natural do Paul do Mar que se encontra emigrado no Panamá desde 1971. Graduado em Master, Navegação de Alto Mar, José Manuel Gonçalves Silva encontrou na escrita uma forma de falar da sua terra natal, pretendendo com as suas obras mostrar às novas gerações a realidade do Paul do Mar há cerca de 40 anos atrás. Da sua autoria, o escritor tem já um livro publicado “Partir para longe” - primeira parte e no prelo mais dez livros que serão brevemente publicados.
Na qualidade de presidente da Associação de Escritores da Madeira, Octaviano Correia mostrou interesse em compilar uma série de obras do autor por forma a que os seus escritos possam ser divulgados na sua terra natal. José Manuel Gonçalves Silva é autor das obras “Poesia Popular”, “Partir para longe”, “Pinceladas do Além”, “A Árvore”, “O Homem e o Mar”, entre outros.
Há vinte anos sem vir à Madeira, o escritor confessou ontem estar «muito contente» por ter regressado à sua terra, admitindo que não vai «esperar outros 20 mais para voltar».
Fonte: Jornal da Madeira/Lucia Mendonça da Silva





José Manuel Gonçalves Silva é natural do Sítio da Quebrada (Paul do Mar) onde nasceu há 62 anos, que completará amanhã. E desde 1971 que emigrou para o Panamá. É graduado em Navegação de Alto e é também autor de vários livros de prosa e poesia. Actualmente está de visita à Região. E ontem esteve na Associação de Escritores da Madeira (AEM).
Nesse encontro, com os responsáveis da AEM, o autor de 'Partir Para Longe - Primeira Parte', assinou um protocolo para a edição dos seus trabalhos na Madeira.
"Estou satisfeito, não só por este reconhecimento, mas também pelo facto do que escrevi sobre o Paul do Mar, no livro 'Partir Para Longe', representar para os mais novos um documento sobre as dificuldades que existiam na freguesia mas que, felizmente, desapareceram", declarou.
José Manuel Gonçalves da Silva começou por ser aluno da escola primária do Paul do Mar, prosseguindo os estudos no Colégio Infante D. Henrique, onde foi aluno dos padres Angelo e Mário Casagrande e, ainda no 'Caroço'.
Fonte:
Diário/J.S.

Sem comentários: