Os pequenos hotéis fora do Funchal e que não estão integrados nos maiores grupos hoteleiros regionais estão a sofrer com baixa dos preços por quarto, dado que os operadores com quem tentam colocar turistas nas suas unidades estão a fazer "chantagem" ameaçando ir para outras paragens caso não cedam às suas exigências de baixar preços.
Esta foi duas queixas da directora do Apart-Hotel Paul do Mar, Zélia Aragão, que vê o maior investimento privado daquela freguesia com a "corda ao pescoço", mesmo que as mais-valias de uma unidade de 60 quartos/apartamentos, onde os clientes vão para "não fazer nada", sejam o melhor clima da Madeira, com sol e bom tempo praticamente em todos os dias do ano, como faz questão de referir.
Mas começando pela iniciativa de criar uma unidade hoteleira nesta 'terra de pescadores' que é o Paul do Mar, Zélia Aragão lembrou que há quase oito anos (inaugurado a 7 de Dezembro de 2001), a maior preocupação foi integrar a volumetria do empreendimento o mais possível no meio ambiente, entre o rural e o marítimo, então um projecto do arquitecto João Conceição, que utilizou a pedra de cantaria encontrada nas fundações. O conceito do hotel foi direccionado para as pessoas que querem sossego, liberdade, que querem mesmo não fazer nada, com toda a calma do mundo, com comida caseira", resume.
Sem muitos luxos, mas com serviços de "muita qualidade", o Apart-Hotel Paul do Mar tem, entre outros, piscina externa e interna, jacuzzi, massagens "sem o 'show f' dos Spa's que há por aí" e banho turco. "Nesta área vive-se muito do parecer. Eu gosto mais do ser, que é um marketing mais duradoiro", afirma a gestora, que já leva mais de 20 anos de experiência no sector do Turismo.
Voltando-se para uma análise do que conhece "muito bem", Zélia Aragão diz que "há excesso de oferta hoteleira, que não é bom para ninguém", pois "fazem-se construções sem princípio". E é aqui que revela estar a acontecer "chantagem dos operadores". E explica: "A Madeira está a ser vítima e não pode ceder à pressão de baixar os preços. É preferível perder uma batalha que a guerra, uma vez que estamos a assistir um verdadeiro 'dumping' de preços na Madeira com hotéis de cinco estrelas a praticar valores 3 e 4 estrelas".
Uma situação que espera seja resolvida por quem de direito, ou seja as entidades governamentais, que aconselha também a melhorar as acções de promoção do Turismo. "Confunde-se a Madeira com o Funchal. Definitivamente, a Madeira não é só o Funchal. Deviam todos despertar para esta realidade e olhar para as unidades mais pequenas fora da capital".
O Apart-Hotel Paul do Mar é uma unidade de quatro estrelas, que emprega 28 trabalhadores directamente e mais de 30 indirectamente, quase todos naturais da freguesia ou do concelho da Calheta. O tipo de clientes é de variada nacionalidade e, cada vez mais, madeirenses.
Fonte: Diário/Francisco José Cardoso
Fonte: Diário/Francisco José Cardoso
Sem comentários:
Enviar um comentário