quinta-feira, 4 de março de 2010

"Queremos um túnel"


"Queremos um túnel". Este é um dos pedidos inscritos num abaixo-assinado que circulou praticamente durante uma semana entre a população do Jardim do Mar e do Paul do Mar e que será entregue no Governo Regional. Iva Abiatti, presidente da Casa do Povo do Paul do Mar é apontada como a grande impulsionadora da vontade popular.
Ao DIÁRIO afirmou ser portadora de uma "vontade expontânea popular" e assegurou de seguida ter garantias de "alguém idóneo dentro do Governo" que a obra será brevemente concretizada, escusando-se, no entanto, apontar o nome de quem lhe assegurou que a infra-estrutura almejada por pauleiros e jardineiros irá para o terreno.
Da Secretaria do Equipamento Social sai a informação, que para já e para o caso em concreto, "nada está definido". Aliás, do gabinete do Secretário Regional, Luís Santos Costa, sai a informação que o plano de reestruturação está ainda a ser alinhavado, pelo que, "é extemporâneo" estar a revelar se, estes 900 residentes, nas duas freguesias do concelho da Calheta, beneficiarão de uma estrada mais segura.

Políticos ao lado da população
Para além da vontade popular está igualmente o poder político local. "É agora ou nunca", responde, José Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia do Paul do Mar. O seu homólogo, Acácio Félix, concorda e junta mais detalhes à preocupação. "Hoje em dia passam muitos mais carros e mais pessoas", justificando, desta forma a construção do túnel. Até, Manuel Baeta, presidente da Câmara Municipal da Calheta, recentemente manifestou ao DIÁRIO a solidariedade com o desejo dos seus conterrâneos.
Das Juntas, Acácio Félix e José Gonçalves, autarcas social-democratas sublinham terem manifestado em anos transactos a construção de acesso mais seguro, só que, a resposta ou desculpa era a escassez de verbas. "Foi sempre essa justificação que obtive", esclarece o autarca do Paul, que recorda no seu segundo mandato ter enviado um ofício ao Governo.
Tanto autarcas como populares vêem nesta fase uma oportunidade que não podem desperdiçar. José Gonçalves sustenta-se nas verbas que podem dar entrada nos cofres da Região.
"Com certeza que o dinheiro de vários países poderá chegar para fazermos a estrada. Nós também fomos afectados", considerando que o Paul e o Jardim estão na mesma circunstância que a freguesia do Curral das Freiras.

Derrocadas geram receio
Ainda durante a reportagem não houve ninguém que ao DIÁRIO dissesse conseguir sair do Jardim e do Paul nesta época do ano sem olhar para a encosta. Ambas as povoações estão apreensivas face às constantes derrocadas que se abatem na estrada de acesso a estas duas localidades.
Carla Fernandes sempre que viaja sente-se aflita. "É um perigo. Se, tivéssemos alguém do Governo que passasse diariamente nesta estrada talvez já tivéssemos o caminho".
Ontem, no Joe´s Bar na freguesia do Jardim do Mar, no interior do espaço havia quem se lamentasse não ter tido tempo para subscrever o abaixo-assinado.
Fonte: Diário (03/03/2010)/
Vítor Hugo

2 comentários:

Anónimo disse...

é mais uma "promeça" da presidente da casa do povo.... ja ficou sem casa pa casa do mpovo agora vai ficar sem o k?
hahaha

Anónimo disse...

E por estas commentarios que nos nunca vamos em frente..Eu so deseja esta pessoa dobre o que desejou para ou nosse querido Presidente...