quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A “lista”, o medo e a esperança …

Elaine Das Neves Silva
Reiki * Massage * Naturopath

A luz interna é a tua casa e a tua paz. Com isso tens tudo o que necessitas para deixar que o medo se vá embora. És criadora do teu destino e podes fazer maravilhas! – Cynthia Carofilis.
Em seguimento ao meu artigo anterior, aqui me encontro partilhando com vocês esta bela e poderosa afirmação, dada por uma amiga próxima, como pequena introdução.
Não existem coincidências na vida, nem um único episódio que não tenha algo para nos ensinar ( se deixarmos que isso aconteça), até as pessoas que entram e saem das nossas vidas, algumas etiquetadas como “significativas” e outras etiquetadas como ________ (deixo isto aberto para que seja preenchido por vocês!), têm um propósito.
Sempre o pensei como “a lista”e imaginava Deus escrevendo os nomes das pessoas que teríamos que conhecer durante o nosso percurso de vida na terra, colocándo-a por debaixo do nosso braço no momento do nosso nascimento! ( por favor percebam que isto foi pensado quando criança!). Esta lista divide-se em 2 grupos. O primeiro grupo contém as caras daqueles que formam parte da nossa familía ( por muitos conhecidos como os que não se escolhem), e o segundo grupo com as caras daquelas pessoas que atraemos, ou deveria dizer as qualidades/personalidades que atraemos até nós?. A lista “standby”. Aqui aqueles que “esperam” aparecem nas nossas vidas sempre que se reúnem as condiçoes para que tal aconteça! É obvio que ninguém possui pistas sobre como e o porque isto acontece, mas no fim, tudo se resume a ensinar e aprender, a dar e receber.
Por não ser excepção à regra, a minha amiga Cynthia apareceu na minha vida, ligeiramente desorientada, com esta frase, e mais do que ayudar-me a enfrentar esse momento de medo e ansiedade, inspirou-me a escrever sobre ele, e tendo em consideração que não existem coincidências sinto que a eleição foi natural e lógica.
Fazendo alguma pesquisa encontrei esta definição.
MEDO: Uma emoção inquietante que surge por um perigo eminente, maldade, dor, etc, seja esta real o imaginária; a sensação ou condição de estar com medo….
Gostei particularmente do “seja real ou imaginária”, como se nesse preciso momento o facto da mesma ser real ou não interessa!. A sensação existe, PONTO FINAL, y talvez, seja por essa razão que temos tanto medo ao medo, por ser este tão abrumador, desconcertante, devastador, inquietante e estressante. É uma dessas emoçoes básicas/poderosas que toman conta de nós, e considerando que amamos controlar tudo, não me parece que estar nessa situação seja muito agradável.
Existem várias classes de medo, cada um activado por condiçoes distintas e cada pessoa reage de maneira diferente a cada um deles. Procurar a causa que ocasionou este momento de medo pode ajudar a diminuir esta onda de emoçoes desagradáveis.
Devo confessar que o estar envolvida ao lado holístico da medicina faz-me consciente das múltiples possibilidades de cura usando métodos menos invasivos, com o propósito de restituir o nosso equilibrio. Hoje queria, de modo, particular, partilhar com vocês dois métodos. Primeiro porque são fáceis e divertidos de usar e segundo porque são fáceis de obter.
A Cromoterapia: Uma terapia complementar que usa cores como o amarelo, laranja, verde, azul, indigo e lilás em resonância com a energia dos 7 chakras. Um bom estado de saúde e bem-estar alcançam-se quando os nossos chakras/energias se encuentram equilibrados, e aplicar a cor apropriada à parte do corpo correspondente ajuda a rebalançar e/ou estimular nossas energias.

Lilás Chakra – Coroa: Ajuda a activar as habilidades psíquicas. Esta cor ajuda a restaurar a falta de memória e a remover imagens negativas acumuladas no nosso cérebro. O lilás representa a creença e o reconhecimento de sermos seres espirituais.
Indigo Chakra – Terceiro olho: Aumenta o autoconhecimento das nossas habilidades intuitivas. O indigo pode ajudar-nos a ver as coisas desde um outro ponto de vista. É a cor que ajuda à meditação.
Azul Chakra – Garganta: Usado para abrir na pessoa a liberdade de expressão. Trabalhar com esta cor ajudará a estarmos abertos à creatividade e ao nosso lado artístico. O azul é a cor da respiração e sem ela morremos.
Verde Chakra – Coração: Ajuda a curar qualquer trauma que se tenha tido ou que se tenha actualmente. É uma boa cor para representar esperança e cura em diferentes niveis de consciência. Pode ajudar a incentivar o amor incondicional.
Amarelo Chakra – Plexo Solar: Ajuda a que a pessoa sinta força e tenha a confiança de alcançar o que se proponha na vida. Ajudará também a libertar os pensamientos negativos que estejam a bloquear a nossa vida.
Laranja Chackra – Osso Sacro: Ajudará a curar qualquer problema de tipo sexual e de relacionamentos.
Vermelho Chakra – Base. O vermelho permite ter força para deixar as debilidades da alma e ajudar-nos a ser mais assertivos.
Agora que tenemos uma ideia do significado de cada uma das cores e como nos estimulam, prove escolher aquelas que melhor se adequem ao tipo de medo que possa sentir, tendo em mente, a causa aparente para tal emoção. Se encontrar dificuldade em identificar o motivo pelo qual está a sentir medo, não sabendo que cor utilizar, recomendo que use várias peças, como um cachecol, pulseira, até roupa interior! De modo a ter certeza que todo o seu corpo está a ser reequilibrado!.
A importância das cores parece óbvia ao perceber que somos como um arcoiris. Sendo assim, não esquecer de estarmos rodeados de muita cor em todas as suas formas! No quarto, comida, até através do uso da luz!.
Minha segunda recomendação é usar e abusar das Flores de Bach.Tenho certeza que muitos de vocês já ouviram falar destes remédios. Para aqueles que não, é uma forma de terapia simples e natural que cura o corpo através da vibração floral. Bach descobriu que a doença é o resultado da falta de equilibrio entre a alma/personalidade e o corpo. Ao fazer parte da natureza, as flores vibram em sintonia com toda a creação e isso nos inclui também. Quando emoçoes e pensamentos negativos nos rodeiam por muito tempo os mesmos acabam por interromper o nosso equilibrio e a doença aparece.

Para o medo, Edward Bach, identificou 5 remédios florais, cada um relacionado com um tipo de medo específico.

◦Rock Rose: terror, pánico
◦Mimulus: Fobias, medo a coisas específicas que sabemos identificar.
◦Aspen: O medo inexplicável. O mal presságio de que alguma coisa má irá acontecer.
◦Cherry Plum: Medo de perder o controle. Sentir-nos ao borde da loucura. Com pensamentos suicidas.
◦Red Chestnut: Medo excessivo pelos outros. Preocupação de que algo mau lhes possa acontecer.
Aplicar 2 gotas do remédio escolhido sobre a lingua quatro vezes ao dia. Às primeiras horas do dia, ao meiodia, meia tarde e antes de nos deitar. Se desejar combinar mais do que um remédio o poderá fazer facilmente adicionando num goteiro de 30ml com água, 2 gotas de cada remédio ( 7 max.) e tomar 4 gotas, 4 vezes ao dia.

Em caso de emergência e medo extremo, usar o Remédio de Rescate ( Rescue Remedy), 4 gotas, 4 vezes ao dia ou sempre que for necessário!.

Lembrar que nenhuma destas terapias opcionais substituirá o tratamento convencional em caso de emergência, mas seguramente é um modo muito mais natural de alcançar a saúde perdida, para aumentar nossa confiança e restaurar nossa paz interior. Evidencias mostram que nossos pensamentos negativos pronto se transformam em positivos e nossa perspectiva de vida se torna optimista! Não deixes que os teus medos te controlem…

Melhor é seguir os teus sonhos……….
Fonte
: thepsychicweek

4 comentários:

Anónimo disse...

Não custa nada "acreditar" e "utilizar". Se acreditamos não estaremos a seguir "o nosso sonho"?
Está tudo relacionado....O poder da mente...

Paulo RC Garcês disse...

Este post tem despertado os mais variados comentários.....

Anónimo disse...

É interessante.

Anónimo disse...

A melhor terapia para combater os nossos medos é (enfrentar o medo), não há medo que resista a esta terapia, na realidade os monstros só existem na nossa cabeça. O medo é uma fragilidade do ser humano que o prejudica em alguns aspectos, mas também faz-nos ser mais cautelosos, de forma a ter a noção do perigo, contudo deve ser substituído pela coragem de enfrentar todos os medos, só assim ficaremos livres da sua perseguição.