sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Governo manda avançar via expresso da Serra de Água

O Conselho do Governo resolveu mandatar a empresa RAMEDM – Estradas da Madeira, SA, a lançar os concursos públicos para as obras de Regularização da Ribeira Brava entre a Meia Légua e o Lombo do Moleiro, incluindo a Reconstrução da Via Expresso, na freguesia da Serra de Água, concelho da Ribeira Brava.
Estas intervenções estão incluídas no âmbito das obras de reconstrução do temporal de 20 de Fevereiro de 2010, cujo financiamento está assegurado através da Lei de Meios e têm por principal objectivo a canalização e regularização da Ribeira da Ribeira Brava, no troço ainda não canalizado, numa extensão aproximada de 3,2 km, designadamente entre a Meia-Légua e freguesia da Serra de Água. Lembre-se que o temporal de 20 de Fevereiro último fez transbordar a ribeira do seu leito natural, danificando a estrada que garantia a principal ligação entre o norte e o sul da ilha e isolando algumas populações, com todas as consequências sociais e económicas que daí advêm.
Preparando-se para iniciar a obra o mais rapidamente possível, a Secretaria do Equipamento Social prevê intervir em diferentes frentes. Numa primeira, ao nível da regularização da ribeira que será efectuada com secções que vão aumentando em função do caudal que aflui à ribeira principal. Estes trabalhos de regularização do leito serão realizados entre o Túnel da Encumeada e a Meia Légua e prevêem, ainda, a regularização de algumas ribeiras que confluem na Ribeira Brava, como sejam a Ribeira da Ameixieira e a Ribeira da Fajã das Éguas.
Paralelamente e ao nível do projecto rodoviário, a SRES, através da concessionária RAMEDM - Estradas da Madeira, SA, prevê duas intervenções distintas entre o Túnel da Encumeada e a Meia Légua. O primeiro troço, entre o Túnel da Encumeada e a Serra D’Água, consiste essencialmente na reparação da actual Via Expresso (VE4) e a adaptação/compatibilização com a regularização da ribeira. Nesta intervenção, para além da reparação geral da via, será construída uma rotunda que restabelece o acesso à Serra de Água, substituindo o entrocamento existente.
Na estrada a restabelecer/reconstruir em direcção ao Passal, que tem início na rotunda da Serra de Água, está previsto já no fim da intervenção a ligação a um futuro caminho que dará acesso à margem esquerda da ribeira para norte e que terá aproximadamente 500 m. Esta ligação será garantida através da construção de um pontão com 12 m de vão sobre a Ribeira da Ameixieira.
Já o segundo troço implicará, o aproveitamento da canalização da ribeira, a construção de uma nova ligação em via expresso entre a Serra de Água e a Meia Légua, com características semelhantes à actual VE4. Aqui, será executada uma nova rodovia com um traçado paralelo à ribeira regularizada. A nova ligação prevê junto ao sítio da Laje uma rotunda também de quatro braços com uma só via, que permite fazer a ligação para norte (Serra de Água), para sul (Meia Légua), mas essencialmente para poente, ligando à ER104 e dando acesso à ER105.
A rotunda prevê ainda uma ligação para nascente, dando acesso rodoviário e pedonal à margem esquerda da ribeira e aos terrenos agrícolas aí existentes, através de uma ponte a construir sobre a mesma. O perfil transversal tipo da Via Expresso e da nova ligação tem uma plataforma de 9 m de largura, constituída por uma faixa de rodagem de 7 m para duas vias de circulação de 3,5 m, bermas de 1 m e passeios do lado direito com 1,5 m de largura, junto às rotundas. A obra prevê, também, a construção de dez passagens pedonais sobre a ribeira, de forma a possibilitar o acesso aos terrenos agrícolas existentes.
O Conselho de Governo resolveu ainda mandatar a Estradas da Madeira a preparar o lançamento do concurso público para a obra de reconstrução da Estrada Regional 223, entre o Estreito da Calheta e o Jardim do Mar, bem como abrir concurso público para a obra de Estabilização do Talude do Garachico, na freguesia do Estreiro de Câmara de Lobos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não sei de que serve reconstruir uma estrada quando o perigo continua la na mesma.