quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Paróquias madeirenses celebram Santo Amaro

Duas paróquias madeirenses têm Santo Amaro, como seu padroeiro e vão assinalar a festa no dia 15 (Paul do Mar) e 22 (Santo Amaro, na freguesia de Santo António).
É também celebrado nas paróquias de Santa Cruz e da Conceição, na freguesia da Ponta do Sol.
Na igreja do Paul do Mar a festa de Santo Amaro terá lugar no próximo domingo às 15h30, seguindo-se a procissão.
A missa da vigília que se celebrará no sábado inicia-se às 20 horas. Esta festa é organizada pela comunidade paroquial do Paul do Mar em colaboração com os pescadores daquela freguesia. Haverá a tradicional animação nesta festa que regista sempre grande afluência de pessoas.
Na freguesia de Santa Cruz, no próximo sábado, às 20 horas inicia-se a procissão com saída da capela de Santo Amaro para a igreja de Santa Cruz, onde será celebrada a Eucaristia.
No domingo a festa de Santo Amaro, começará às 14 horas, também na igreja de Santa Cruz, após a qual terá lugar a procissão em direcção à capela dedicada àquele santo. Haverá a habitual animação naqueles dois dias, sendo a festa organizada pelos rapazes solteiros daquela paróquia.
Fundada há 51 anos, na freguesia de Santo António a paróquia de Santo Amaro festeja dois santos neste mês. No sábado, dia 21, será evocado Santo Antão na missa que se iniciará ás 18 horas e no domingo, dia 22, terá lugar a festa do padroeiro às 16 horas. Na procissão que sairá após a celebração da Eucaristia integrar-se-ão as imagens daqueles dois santos.

Fonte: Jornal da Madeira/Sílvio Mendes

4 comentários:

Anónimo disse...

A lenda do santo amaro devia estar num pequeno texto, nas proximidades da igreja ou ate mesmo na zona do porta. Para dar a conhecer aos turistas e a quem é de fora do Paul, a lenda do nosso padroeiro.

Anónimo disse...

Sim....já agora traduzido em várias línguas e braille...
Quem quer saber que pergunte...é isso que fazemos quando vamos a outro país....

Anónimo disse...

São essas atitudes que afasta os turistas que são tão importantes para a nossa economia. Já agora se vier alguém a falar alemão o outra língua de certeza que toda a gente sabe falar e explicar...

Anónimo disse...

A ideia de colocar numa placa a lenda do St. Amaro é interessante. E seria de aproveitar a mesma. Até a uns tempos atrás, chegava-se à igreja do Paul do Mar e nem tinha uma placa a identificar o nome da paróquia. Hoje já é possível graças a uns emigrantes que tiveram uma grande atitude.
Não esperava que houvesse tanta ignorância num comentário. E porque não em braille? Os deficientes invisuais também têm direito. Além disso é uma falta de respeito aos mesmo.
E a lenda é tão bonita, por menos eu conheço duas. Por outro lado, seria mais uma forma de homenagear o St. Amaro, em que a maior parte dos pauleiros são devotos.