domingo, 27 de janeiro de 2008

Vasco da Gama Rodrigues (1909-1991)

Vasco da Gama Rodrigues nasceu na Ilha da Madeira, em Paul do Mar, no dia 27 de Janeiro de 1909. Estudou no liceu na Madeira, tendo ido depois para África. Voltou para Portugal, onde ingressou no Secretariado Nacional de Informação, tendo sido inspector da Secção de Hotelaria.
Distinguiu-se como poeta com a obra reflexiva, que faz os leitores penetrar no mistério das raízes antigas da nacionalidade, através do mito, do símbolo e da profecia.
Inicia a sua obra poética ,ao publica alguns dos seus poemas em jornais diários e revistas literárias. Em 1961, publicou em volume a obra “Os Atlantes”, onde estava subjacente o mito da Atlântida. Este livro está dividido em três capítulos: Lusitânia, Portugal e a Atlântida. O autor, no início de cada capítulo, faz as epítomes, nas quais transparecem uma força e calor únicos.
Assim, na primeira parte a epítome refere o seguinte: “A Lusitana é o lugar do fogo sagrado da Terra, o Lar eterno do Povo da Luz. Éden do Mundo, original e criador, tornou-se o alvo da cobiça, ambição e inveja de todos os contrários, ou seja, de quem é natural ou pertence ao paralelo oposto e, portanto, ausente da Luz”(1). O tema do poema é sobre o amor de Luzia, que foi amante de Viriato. A luz casa-se com a virilidade, ou seja, une-se a força e a sabedoria. Mas tem um desfecho trágico com a morte de Viriato e o rapto de Luzia por Júpiter.
A segunda parte, por sua vez é dedicada a Portugal: “Portugal a cabeça, cuja fronte patenteia três sentidos, o que respira, o que concede a palavra e o da visão, é o Consciente de Europa. (…) Portanto, os Portugueses – os homens dos portos – vencedores do Mar tenebroso e descobridores dos quatros caminhos do Mundo, foram os construtores, os instituidores, os fundadores do Impérios” (2). Este capítulo trata da decadência portuguesa por falta das esperanças de Luzia e de Viriato.
Na terceira parte, por último, busca-se a Atlântida: “Reino de Mar, abrange todo o oceano desvendado pelo Argonauta, por aquele que, ardendo em fé, deixou certa vez o porto de Portugal em busca do sagrado cavo o amor do imortal João – o Prestes. Ilha encoberta, diluída sobre todo o espaço da Terra, é a Pátria do Ar – o Terceiro grau do Ar -, a Essência Quinta mergulhada em sonhos isentos de manchas, sombras e terras, o centro autêntico da inteligência da redenção universal, o núcleo do coração generosos do Homem sem limite nem lugar. (…) Ora os Lusitanos, os homens dos portos, os descobridores do Mar vivo e da Ilha Encoberta – a Pátria da Essência Quinta – como todos os discípulos da última Pessoa da Trindade, chama-se ATLANTES” (3).
“Ó Portugal! Agora é o tempo de realizar a Atlântida, O Reino da ilusão de Aquário, Paraíso do Mundo” (4).
A obra “OS Atlantes” trata-se acima de tudo de uma revelação interpretativa e profética da história portuguesa.
Em 1972, onze anos depois da publicação d’Os Atlantes, surge a segunda obra, com o título “As Três Taças”, que representa a história do Ocidente, explicando a sua missão na conservação da tradição espiritual e abre perspectivas para o aparecimento da humanidade numa nova Idade de Ouro [….]
Finalmente, a sua terceira obra, editada postumamente, em 1995, intitula-se “O Cristo das Nações”. Trata-se de uma obra que complementa as outras, apresentando a vivência de Portugal, como um projecto de Cristo, o Cristo das Nações, em que Nação e Cristo se fundem num objectivo único, o da salvação humana, feita através duma Alma Lusa ou de Luz. [….]
Faleceu a 3 de Maio de 1991, tendo sido considerado um dos autores, entre muitos, como Fernando Pessoa ou Luna de Carvalho, que leu, buscou e intuiu o futuro de Portugal.
A Câmara Municipal de Lisboa distingui o poeta através da atribuição do seu nome ao Impasse C do Casal dos Machados, situado na freguesia de Santa Maria dos Olivais. “
(1) Vasco da Gama Rodrigues, OS Atlantes, p. 13
(2) Idem, p. 25
(3) Idem, p. 35
(4) Idem, p. 53

In Vasco da Gama Rodrigues, Edição da Câmara Municipal de Lisboa - Comissão Municipal de Toponímia
(Janeiro de 2001)

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola Paulo
Qual fui o sitio do nosso Paul que o Vasco Da Gama Rodrigues nasceu?
Que boa noticia do Vasco Da Gama Rodrigues, nunca imaginei que um grande homem de poeta nasceu no nosso Paul muito bom trabalho Paulo
Parabens
from USA

Anónimo disse...

Vasco da Gama Rodrigues, nasceu no Sítio da Quebrada, na casa onde vive a "Idinha", que é sobrinha dele.
Paulo Garcês