quinta-feira, 11 de março de 2010

Derrocada no Jardim do Mar, teve grande destaque na 1ª página do Diário

14 comentários:

Anónimo disse...

Só se os senhores do Governo, não escutarem o povo e ignorarem o abaixoassinado, se não ouvirem o Presidente da Câmara, se não lerem os jornais, não temos uma estrada como de ser. O QUE É QUE O GOVERNO TÁ À ESPERA PRA DIZER QUALQUER COISA? Que caia mais umas pedrinhas? Tanta gente anda a dizer qua alguém ainda vai morrer ali. SERÁ ISSO QUE TÃO A ESPERA?

Anónimo disse...

Verifiquei ontem, que esse troço tinha sido retirado da lista de estradas condicionadas no site da protecção civil. Enviei um e.mail à protecção civil onde me mostrava incrédula com a situação, uma vez que no espaço de 3 dias, aconteceram 2 grandes derrocadas. Se isso não é motivo para "condicionar" uma estrada....Ainda não me souberam responder.....
Carmita

Anónimo disse...

Já agora, o sr. presidente da CMC diz que aquilo é uma prioridade. Gostava de saber se a obra consta do seu programa eleitoral. Seria bom ver isso. A estrada já é uma prioridade de há mto tempo. Não é de agora.
Outra. Alguém viu algum político da autarquia em tempo de temporal no Paul ou no Jardim?
Entrevistas nos jornais e na tv junto aos miradouros e na vila é fácil...díficil é passar na estrada.

Iva Abbiati disse...

Obrigada, Carmita, tenho observado minuciosamente os Jornais e também reparei que a última reportagem do Jornal da Madeira sobre os acessos às nossas freguesias estarem condicionados foi no dia 7 de Março. Das derrocadas o JM nem mencionou.

Com as derrocadas, com a ansiedade das pessoas e o silêncio do Governo em não confirmar o que me disseram pessoalmente na Quinta Vigia no dia 1 de Março às 11:20h, é preocupante.

Continuam a fazer passar todos os dias crianças e jovens para ir para as Escolas por acessos, quando sabem perfeitamente que estes acessos são tão perigosos, crianças essas que nem podem participar num abaixo-assinado porque são menores e não têm voz activa. Os riscos são demasiado altos e as consequências podem ser devastadoras.

Joahannes Hahn, o comissário europeu da Política Regional (Um Senhor muito importante que controla 1/3 dos gastos da União Europeia), visitou a Madeira no dia 6 de Março durante 2 dias para observar prejuízos. Não se falou na insegurança das nossas 2 freguesias!

Hoje, 12 de Março, O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, está na Madeira, e disse na freguesia de Serra d'Água "O governo português tem de apresentar o processo até ao final de Abril." Referindo-se aos apoios da União Europeia por causa dos estragos causados pela intempérie de 20 de Fevereiro.

O que A “GENTE” PRECISA NESTE MOMENTO É QUE O GOVERNO NOS ACONSELHE E QUE FAÇA O MELHOR POR NÓS de modo a tornar mais seguros os nossos acessos por corremos perigo todo o ano.

SE FOR PRECISO ARRANJARMOS UM GRUPO DE PESSOAS E TIVERMOS DE IR AO FUNCHAL, PEDIR, IMPLORAR, ETC. VAMOS! E SE FOR PRECISO CHEGARMOS MAIS LONGE TAMBÉM CHEGAMOS!

O PAUL E O JARDIM DO MAR PRECISAM DE AJUDA!

Agradeço comentários contrutivos.

Iva Abbiati

Anónimo disse...

Tudo bem que a estrada que dá acesso ao Jardim do Mar e ao Paul do Mar, sempre foi perigosa, a verdade é que nunca ninguém demonstrou essa preocupação, como agora, pois agora com o mau tempo assolou a Madeira o assunto veio ao de cima. Eu próprio faço esse trajecto mas acho que agora existe outras prioridades na nossa ilha. E se por acauso Iva alguém na Quinta Vigia te prometeu que o projecto ia avançar acho que não deveria ser tu dar essa notícia mas sim o Governo Reginoal, mas nos dias que correm o que conta é que o está no papel e mesmo assim não é de se fiar.


PS: Não sou contra o projecto nem o abaixo assinado.

Anónimo disse...

Concordo totalmente com a Iva é preocupante como ninguém diz nada sobre este trajecto onde passa diariamente crianças para a escola em baixo de um perigo eminente.
E verdade que este perigo sempre existiu, mas não deixa de ser prioritário assim como tantos outros na ilha. No meu ver um trajecto que fica bloqueado três vezes consecutivas deixado praticamente as pessoas isoladas pois também não podemos contar com a outra estrada que acontece o mesmo. È URGENTE e é Prioritário e quem diz o contrario não tem filhos ou então não passa nessa estrada, temos que tomar uma atitude pois muitos Invernos ainda estão por passar.
E desde já agradeço a iniciativa de fazerem o baixo assinado e que haja alguém que queira melhorar a qualidade de vida da freguesia.

Anónimo disse...

Prioritário é reconstruir as casas que foram destruídas na intemperie. Prioritário é reconstruir as estradas que foram destruídas na intemperie, e depois então a prioridade passa para situações como o túnel que o Paul e Jardim reclamam. Concordo com a construção do túnel mas tudo a seu tempo, parem de olhar para o vosso umbigo durante um pouco e vejam que há situções muito mais prioritárias e urgentes neste momento.

PS: Não é só as crianças que correm risco pois todos os que passam la correm o mesmo risco.

Anónimo disse...

A senhora Iva quer comentários construtivos, mais cada um faz o comentario que acha correcto, não é presiso fazer alertas deste género.
Pois vivemos numa Democrasia.

Paulo como sempre continuas a realizar um bom trabalho.
Obrigado

Anónimo disse...

É lamentável!!pensei ke tava próximo e era desta a segurança nakela estrada...mesmo asim espero ke se realize pronto!!

Nunca ninguém se preocupou como agora?? aos anos e anos que se fala nisso e ninguém(do governo) da muita atençao ou nenhuma!!! Agora a pressão tem de ser maior cada vez maior pois no espaço de duas semanas caíram 2 ou 3 derrocadas! quem terá de morrer para se justificar a intervenção??? espero ke ninguém mas continuando assim...

Iva Abbiati disse...

Estou completamente de acordo, que não devia ser eu a dar essa notícia, mas sim o governo Regional. A minha intenção não foi falar com jornalistas nem procurei nenhum jornalista, e quando fui confrontada não estava preparada. Tenho a consciência tranquila que não o fiz intencionalmente, nem para prejudicar ninguém ou tirar proveito da situação. Resta o facto que A NOSSA SITUAÇÃO MERECE A ATENÇÃO URGENTE DOS NOSSOS GOVERNANTES por tudo o que já foi dito.

NA NOSSA ILHA TODOS OS QUE FORAM AFECTADOS POR CAUSA DOS ESTRAGOS CAUSADOS PELA INTEMPÉRIE DE 20 DE FEVEREIRO E AS DECISÕES TOMADAS ATÉ AO FIM DE ABRIL 2010, SÃO UMA PRIORIDADE!

Com certeza que eu penso que os desalojados, as pessoas que perderam as suas coisas, que perderam os seus familiares, como por exemplo o Senhor José Francisco do Nascimento Capelo que morreu na nossa freguesia para limpar a estrada no Paul do Mar das enxurradas, ou ainda a mais drástica de todas que eu ouvi, do rapaz que perdeu 2 dedos, tudo e toda a família, esta gente está a padecer um tormento terrível, que nenhum de nós pode imaginar, só quem passa é que sabe, e tudo aquilo que nós e as Autoridades puderem fazer nunca tornará a ser como antes.

MAS A REALIDADE é que as nossas estradas são perigosas e com a intempérie do dia 20 o perigo que espreita agravou-se drasticamente, LOGO, as freguesias do Paul do Mar e Jardim do Mar são uma das prioridades na nossa Ilha.

Eu fui ao Jardim do Mar no dia 25 de Fevereiro, e uma máquina estava a limpar uma enxurrada de lama e montes de arvores com raiz que tinham vindo pela rocha abaixo, possivelmente aquelas àrvores estavam a aguentar algumas das rochas que cairam nos últimos dias. Tenho falado com tanta gente do Funchal, do Concelho, pessoas que passam todos os dias ou de vez em quando, nas nossas estradas e ninguém está alheio ao perigo que corre e muitos dizem ter medo.

Naõ é altura de apontar o dedo a ninguém, muito menos de se fiar em promessas o que interessa é continuarmos construtivamente, como pessoas sérias que somos até estar escrito no papel.

Iva abbiati

Anónimo disse...

Eu gostava de corrigir ao anónimo que diz que nunca foi feito nada a respeito da insegurança do referido troço. Antes da construção do túnel, eu (e com certeza que não fui a única) assinei um abaixo-assinado, que os vizinhos Jardineiros elaboraram a fim de que a entrada do túnel fosse para cima da pedreira, a fim de evitar o mesmo troço. O que esta a acontecer agora, é que existem mais automóveis e consequentemente, mais pessoas que sentem medo (e com razão), sem falar na rapidez com que a informação é difundida (TODOS sabemos que TODOS estamos revoltados…). Eu acho que não devemos pensar, que a segurança não é prioridade. Já agora….pessoas houve que não assinaram o tal abaixo-assinado, porque não tinham carro…
Sugestão: escrevam também para a Protecção civil.http://www.procivmadeira.pt/
Carmita

Anónimo disse...

È Verdade que não são só as crianças que passam por esta estrada, um autocarro escolar e normal leva ate 60 / 70 pessoas agora comparem para uma viatura ligeira. E sim é prioritário ajudar a quem tudo perdeu mas isso nem é questionável mas sera que preciso sofrer mais alguem para que aja solução para este problema? Sera preciso morrer alguem a limpar esse troço?

Anónimo disse...

Uma guerra em tantos comentários na defesa de um acesso mais seguro para as duas freguesias, Na minha opinião devem reservar essas forças para pedir ao governo regional qualidade de vida e segurança para estes civis destas duas freguesias. Há que lutar em prol da justiça e da dignidade da vida do nosso Paul do Mar, se eu estivesse aí juntavam ao movimento de um acesso mais seguro para nossa Frequesia, terra do meu coração.

Um abraço algures do Pacífico

Anónimo disse...

Com a falta de dinheiro anunciada para a reconstrusão dos danos causadoa pelo temporal, já não vai haver dinheiro para o túnel entre o Jardim do Mar e o Estreito da Calheta.

PS: Recumenda-se o uso de capacete

Assinado:
Duarte