
No espaço de um mês as ondas do mar invadiram por duas ocasiões algumas casas do bairro social do Paul do Mar. Ontem, uma vez mais, quatro proprietários dos 56 fogos que constituem o bairro viram a água salgada entrar literalmente pela sala dentro. Noutras, até à cozinha. Maria Cristina Fernandes e Elsa Santos foram vítimas da fúria do Adamastor que no entanto não causou estragos de maior no interior das habitações.
Maria Cristina Fernandes antes de ver as ondas entrar na sua casa, confidenciava à reportagem estar preocupada. "Vou estar alerta. As previsões é para que a maré fique cheia na madrugada. Não posso dormir sabendo que o mar pode voltar a entrar", explicava a moradora.
Ao lado, a vizinha de Elsa Santos ajudava a moradora a retirar a água dentro da sala. Ainda assim, teve tempo para explicar a invasão: "Foi uma onda que rebentou em cima do muro e só parou aqui dentro", libertava de esfregona na mão.
Não é a primeira vez que esta situação acontece. O registo histórico das invasões das ondas do mar nesta localidade remontam alguns anos a esta parte e, acontecem, devido à situação geográfica em que os fogos foram construídos. Entre o paredão e da avenida dos Pescadores Paulenses e as diferentes portas principais do bairro social distam sensivelmente 12 metros. Precavendo o pior, alguns moradores colocaram bocados de madeira tentando evitar que a água penetre por debaixo da porta.
Curiosamente e apesar das previsões meteorológicas apontarem para o dia de ontem uma forte ondulação para a costa Norte (ondas de noroeste com 5 a 7 metros), foi na costa Oeste onde se presenciou agitação e o mar bravio. A ondulação de sudoeste com 3 a 4,5 metros colocou parte da população da freguesia do Paul em sentido.
Durante a reportagem, o DIÁRIO registou na freguesia do Paul do Mar imagens das vagas contra a muralha do porto de abrigo e da raridade de nesta localidade piscatória durante alguns momentos a chuva passar a ser congelada. O granizo apareceu, uma situação rara numa freguesia onde as temperaturas médias durante o longo do ano serem elevadas (...).
Fonte: Diário/Vítor Hugo
Ao lado, a vizinha de Elsa Santos ajudava a moradora a retirar a água dentro da sala. Ainda assim, teve tempo para explicar a invasão: "Foi uma onda que rebentou em cima do muro e só parou aqui dentro", libertava de esfregona na mão.
Não é a primeira vez que esta situação acontece. O registo histórico das invasões das ondas do mar nesta localidade remontam alguns anos a esta parte e, acontecem, devido à situação geográfica em que os fogos foram construídos. Entre o paredão e da avenida dos Pescadores Paulenses e as diferentes portas principais do bairro social distam sensivelmente 12 metros. Precavendo o pior, alguns moradores colocaram bocados de madeira tentando evitar que a água penetre por debaixo da porta.
Curiosamente e apesar das previsões meteorológicas apontarem para o dia de ontem uma forte ondulação para a costa Norte (ondas de noroeste com 5 a 7 metros), foi na costa Oeste onde se presenciou agitação e o mar bravio. A ondulação de sudoeste com 3 a 4,5 metros colocou parte da população da freguesia do Paul em sentido.
Durante a reportagem, o DIÁRIO registou na freguesia do Paul do Mar imagens das vagas contra a muralha do porto de abrigo e da raridade de nesta localidade piscatória durante alguns momentos a chuva passar a ser congelada. O granizo apareceu, uma situação rara numa freguesia onde as temperaturas médias durante o longo do ano serem elevadas (...).
Fonte: Diário/Vítor Hugo

4 comentários:
A notícia do túnel poblicada hoje no Diário tem muito interesse para o Paul do Mar e para a gente.
"Queremos um túnel"
http://www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn04010205030310&id_user=
Podias publicar no blog? Obrigado
PAUL DO MAR PROTEGIDO PELA ROCHA E BEIJADA PELO MAR
Acho difícil o Paul do Mar está protegida pela rocha e o mar. A frase em si, tem a sua graça. Realmente o Paul merece uma estrada que dê segurança.É bom ver a união de duas freguesias que sempre foram rivais.
Duas freguesias que sempre foram rivais?! Estão a falar do Paul do Mar e do Jardim do Mar?!
...Se sim, acho uma estupidez. Não existe comparação possível, porque o Paul do Mar é bem melhor. Sou do Funchal e devo dizer que desde as pessoas bonitas, o mar, as montanhas, as ruas, os cheiros, os gestos, os sorrisos, os olhares, a magia... Tudo no Paul do Mar é diferente e ganha um encanto tal que nos deixa com uma vontade frenética de lá voltar.
Que linda terra e que linda gente!
Enviar um comentário