sábado, 2 de fevereiro de 2013

Livro de contos traduz sonho antigo


Nunca é tarde demais para concretizar um sonho. Essa é a premissa do livro “Viagem à Terra da Fantasia” de Maria da Gracia da Luz Sardinha Francisco, que foi lançado após a sua morte, através do empenho e dedicação das três filhas: Ana Raquel Sardinha, Onélia Sardinha e Vanda Francisco Sardinha.
E foi a filha Ana Raquel quem explicou, ao JORNAL da MADEIRA, que a mãe sempre teve «uma imaginação muito fértil», mas foi quando voltou à escola, em 2005/2006, para obter o 9.º ano no ensino recorrente nocturno, que foi incentivada pelos professores a passar para o papel as histórias que contava às suas três meninas.
«Muito persistente e determinada», como refere Ana Raquel, a autora sempre quis publicar os contos que escreveu, durante dois anos (entre 2006 e 2008), mas a doença traiu-a, e faleceu em 2009, com 45 anos de idade.
Mas é por acreditarem que «devemos lutar sempre pelos nossos sonhos», que Ana, Onélia e Vanda não descansaram enquanto não encontraram uma editora que publicasse o livro da mãe, com as ilustrações da filha mais nova Vanda, outro desejo da matriarca.
A “Chiado Editora” respondeu ao apelo e “Viagem à Terra da Fantasia” já pode ser adquirido on-line, no site desta editora, e muito em breve, em meados deste mês, em grandes superfícies, por todo o país, inclusive na Madeira. 
Com quase 100 páginas, este é um livro de contos infanto-juvenis, mas que pode ser lido por qualquer geração, conforme adiantou Ana Raquel: «Tive algum “feed-back” de pessoas de meia-idade, que leram o livro e disseram que foi um regressar à infância, porque os heróis destas histórias são príncipes e princesas, reinados e fadas. Não é o imaginário das crianças e jovens de hoje», explicou. 
Esta obra foi lançada, em Dezembro do ano passado, no Centro das Artes – Casa das Mudas, mas será novamente apresentada no dia 4, às 17h30, no Café Vila Amoré, no Paúl do Mar, freguesia onde a autora residiu durante muito tempo, apesar de ter nascido na Venezuela.

Fonte: Jornal da Madeira/Sofia Lacerda

Sem comentários: