O secretário de Estado das Comunidades inicia amanhã uma visita de quatro dias ao Peru e ao Panamá com as relações económicas bilaterais e a candidatura portuguesa ao Conselho de Segurança das Nações Unidas na agenda.
Em Lima, capital peruana, o governante tem agendada uma visita às empresas "Translei", do grupo Mota-Engil, e "Viplastic", seguida de uma recepção à comunidade portuguesa. No dia seguinte, António Braga tem encontros com o vice-ministro das Relações Exteriores, com o presidente do Congresso e com a Liga de Amizade Parlamentar Peru - Portugal.
No Peru, o governante vai realizar a primeira reunião do Mecanismo de Consultas Políticas ao abrigo do Memorando de Entendimento, assinado em 2007.
Poderá ainda ser assinado com as autoridades peruanas um Acordo sobre Transferência de Pessoas Condenadas.
Actualmente, existem quase 60 portugueses a cumprir pena por tráfico de droga no Peru.Na visita a Lima, o secretário de Estado pretende identificar áreas prioritárias de interesse para o desenvolvimento do relacionamento bilateral económico.
O objectivo é impulsionar e diversificar as trocas comerciais e o investimento.O secretário de Estado segue depois para o Panamá onde, a 9 de Abril, tem reuniões com o ministro das Relações Exteriores e com o vice-presidente da República.
A visita termina com um encontro com a comunidade, composta por alguns madeirenses.
No Panamá, o governante pretende identificar também áreas económicas de interesse mútuo, numa altura em que se vai iniciar brevemente o alargamento do Canal do Panamá.
António Braga vai também procurar apoios para a candidatura portuguesa ao Conselho de Segurança das Nações Unidas e assinar acordos de cooperação nos domínios da língua, educação, juventude e desporto.
Fonte: Diário
Sem comentários:
Enviar um comentário